sábado, 25 de maio de 2013



BIOMAS BRASILEIROS
(Brasilians Biomes)




CERRADO
(Reportagem nª 04)



      O Cerrado tem a segunda maior cobertura vegetal do Brasil, apenas a Floresta Amazônica é maior que ele, possui 2 milhões de Km² e abrange 10 estados, o equivalente a 23,1% do território brasileiro. O Cerrado é uma savana tropical, onde encontramos uma vegetação herbácea, árvores e arbustos bastantes espaçados. O solo tem altos níveis de ferro e alumínio, é antigo e profundo, ácido e de baixa fertilidade.


     Existe uma heterogeneidade em muitas comunidades de mamíferos e invertebrados, além disso tem uma diversidade de microorganismos muito importante. Três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul passam pelo Cerrado, São Francisco, Tocantins e Prata, calcula-se que a flora dessa região tenha mais de 10 mil espécies de plantas. Pesquisas realizadas mostram que hoje apenas cerca de 20% do cerrado tem vegetação nativa.
      O Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais foi degradado pela ação do homem, só perdendo para a Mata Atlântica, um dos primeiros problemas da região vieram com os garimpeiros, que contaminaram os rios com o uso do mercúrio em busca do ouro, bem como ao represar as águas provocaram o assoreamento de muitos cursos d'água.


     Porém a expansão da agropecuária atualmente vem causando enormes estragos ao Meio Ambiente, o uso de técnicas de aproveitamento intensivo do solo, vem provocando o esgotamento dos recursos naturais. O uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes têm contribuído para contaminar o solo e a água.


     Um dado alarmante, cerca de 80% do carvão vegetal consumido no país vem das árvores do Cerrado, por não ter sido incluído na Constituição Federal como área de "Patrimônio Nacional" a conservação de sua biodiversidade vem enfrentando dificuldades.     


     No Cerrado existem apenas duas estações climáticas, a chuvosa e a seca. Das mais de 800 espécies de aves encontradas na região, temos 759 que se reproduzem lá mesmo, o resto são aves migratórias.
     O Cerrado tem pouquíssimas áreas de conservação, necessitando de estudos para que outras áreas sejam incorporadas(integradas), aumentando sua cobertura vegetal e obtendo uma maior proteção ambiental, bem como uma fiscalização mais efetiva. Temos também à caça ilegal de animais, que precisa ser urgentemente combatida pelos órgão ambientais.
     O extrativismo mineral, a expansão agropastoril e o crescimento populacional vem causando grande pressão no Cerrado, trazendo consigo a fragmentação de habitats e até mesmo a sua destruição.

 




(Foto nº 01) Créditos: Educação.uol.com.br






Mapa indicativo das áreas de Cerrado.















(Foto nº 02) Créditos: Icmbio.gov.br





Beleza do Cerrado e suas flores.

sábado, 18 de maio de 2013


FITORREMEDIAÇÃO
(Phytoremediation)



     A Fitorremediação é uma técnica utilizada para recuperar solos contaminados e até mesmo das águas, utiliza-se o sistema de vegetais, pois pesquisas realizadas descobriram que a zona radicular das plantas possui a capacidade de biotransformar moléculas orgânicas exógenas. Os sistemas vegetais e sua microbiota em fim, servem para remover, capturar e degradar substâncias tóxicas no meio ambiente.

     A recuperação de áreas contaminadas, por ação do homem, pode ser realizada de várias formas, incineração, oxidoredução, escavação, extração com solvente, outros métodos têm um custo bastante elevado. 
    A biotecnologia nos apresenta a fitorremediação como um método de fotossintetizar a matéria contaminada. 

     A fitorremediação pode recuperar áreas contaminadas por metais(chumbo, zinco, cobre, níquel, mercúrio...), elementos químicos radioativos(Urânio, Césio, Estrôncio), compostos inorgânicos, hidrocarbonetos, pesticidas, herbicidas, solventes clorados, explosivos, resíduos orgânicos industriais(PCP, PAH)*.

     O método de fitorremediação é muito utilizado em grandes áreas contaminadas, pode ser usado para remediar, o solo, o subsolo e as águas contaminadas. Método de baixo custo, porém o tratamento poderá precisar de um tempo mais amplo, para se obter um resultado no mínimo satisfatório.

     Para o tratamento ser eficaz(correto), a concentração do poluente deve estar dentro dos padrões, nos limites de tolerância,  da planta usada no tratamento.


PCP - pentaclorofenol (Tem seu uso permitido no Brasil como conservante de madeira)

PAH -  hidrocarbonetos policíclicos aromáticos




     Existem diversas formas de fitorremediação, que descreveremos logo abaixo:



     FITODEGRADAÇÃO

    Os contaminantes orgânicos passam por um processo de degradação ou mineralização, tudo ocorre dentro de uma célula vegetal, por ação de enzimas específicas, destacamos as nitroredutases(degradação de nitroaromáticos), as desalogenases(degradação de solventes), as lácases(degradação de anilinas).



     FITOEXTRAÇÃO


     Ocorre a absorção dos contaminantes pelas raízes, os quais são armazenados ou são transportados nas partes aéreas.
     É utilizado para metais pesados, compostos orgânicos e inorgânicos. São as chamadas plantas hiperacumuladoras, elas têm a capacidade de absorver e armazenar altas concentrações de metais específicos.



     FITOESTABILIZAÇÃO

     Os contaminantes orgânicos e inorgânicos são absorvidos à liguina da parede vegetal como também ao húmus do solo, precipitando os metais sob formas insolúveis.  Esse método serve para limitar a difusão no solo, através de uma cobertura vegetal.



     FITOVOLATILIZAÇÃO

     Os íons dos elementos, mercúrio, selênio e arsênio são absorvidos pelas raízes, depois são convertidos em formas não tóxicas, em seguida liberados na atmosfera. Este método também é usado para compostos orgânicos.



     FITOESTIMULAÇÃO

      As extremidades e ramificações das raízes levam a proliferação de microrganismos degradativos na rizosfera, usando os metabólitos exsudados da planta como fonte de carbono e energia. Também as plantas podem secretar enzimas biodegradativas, este método é apenas usado para contaminantes orgânicos. As pseudomonas são os organismos mais encontrados associados as raízes.




     RIZOFILTRAÇÃO

     É uma técnica que utiliza plantas para absorver, concentrar e/ou precipitar os contaminantes no meio líquido, essencialmente metais pesados ou elementos radioativos, tudo isso ocorre através do seu sistema radicular. As plantas que têm grande biomassa radicular, as hiperacumuladoras aquáticas, obtiveram uma resposta satisfatória para esse método.


    



    

    
       

        

sábado, 11 de maio de 2013

AS ENERGIAS ALTERNATIVAS
(The Alternatives Energies)


ENERGIA da BIOMASSA
(Energy of Biomass)
(Matéria nº 05)


     Para os próximos anos, especialistas afirmam que a biomassa será a fonte de produção de energia com maior crescimento, em termos de potencial. Através da biomassa se obtém a energia elétrica e os biocombustíveis (biodiesel, etanol), seu consumo vem crescendo e substituindo aos poucos os derivados de petróleo.

     A produção de biodiesel é crescente no Brasil, segundo a ANP(Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A seguir temos a tabela de produção de biodiesel no país.


     PRODUÇÃO de BIODIESEL no BRASIL (m3)

                           2005     -              736
                           2006     -        69.002
                           2007     -      402.154
                           2008     -     784.832
                            (Fonte: ANP)



    Toda matéria orgânica que pode se transformar em energia elétrica, mecânica ou térmica é considerada, ou melhor, classificada como biomassa, dependendo de sua origem ela tem três divisões:


    - Florestal ( madeira);
    - Agrícola ( soja, cana-de-açúcar e milho);
    - Rejeitos domésticos e industriais (resíduos sólidos ou
      líquidos).


    O potencial energético varia de acordo com a matriz energética (matéria-prima) utilizada, bem como a tecnologia usada no processo de transformar a biomassa em energia. 
    Cada matéria-prima possui seu resíduo próprio para obter a biomassa, da soja e arroz se usa a palha, do milho usamos o sabugo; colmo; folha e palha, da cana-de-açúcar usa-se o bagaço; a palha e o vinhoto.

    O biogás que é obtido através da digestão anaeróbica dos dejetos orgânicos, é composto basicamente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). No setor da agroindústria o processo mais utilizado é o da fermentação dos açucares das plantas, geralmente são convertidos em álcool pela ação de microorganismos nos açucares da batata, cana-de-açúcar, milho e outros.

    Atualmente o biodiesel produzido no Brasil vem das seguintes matérias-primas, a soja, girassol e amendoim (região Sul), a mamona (região Nordeste), a palma e babaçu (região Norte).

    Um dos principais benefícios do uso da biomassa é a geração de empregos diretos e indiretos, sendo na sua maioria em zona rural. Levando-se em conta que na zona rural a mão-de-obra em boa parte tem baixa qualidade, insere no mercado de trabalho aquela população normalmente excluída de oportunidades de trabalho.

    Tudo isso trás para a região agrícola um crescimento da indústria local, geração de novos empregos, inclusão social, aumento do nível de consumo das famílias e principalmente melhoria da qualidade de vida.





(Foto nº 01) Créditos: Agência Petrobras de Notícias

Usina de Energia( Biomassa)