domingo, 22 de janeiro de 2017













PROJETO GENOMA HUMANO
(Reportagem Especial nº 06 )





     O Projeto Genoma Humano se propôs a realizar um mapeamento completo dos 3 bilhões de bases do genoma humano. São 3 bilhões de pares de base de DNA distribuídos em 23 pares de cromossomos e cada um contém de 70 a 100 mil genes. Cada cromossomo possui uma única e muito longa molécula de DNA, portanto o DNA é o componente químico dos genes. 

     O DNA é composto de várias sequências de unidades, que são chamadas de nucleotídeos ou até mesmo de bases. Temos quatro bases diferentes, A,T, G e C .
    A ordem em que as quatro bases aparecem na fita de DNA determina o seu conteúdo de informações para um determinado gene ou segmento.Os genes possuem diferentes dimensões, podendo ter de 2 mil até 2 milhões de bases.

     Os genes que contêm a mensagem genética propriamente dita são apenas 3% do DNA de todo o genoma, também chamados de genes estruturais, o que resta é constituído de sequências controladoras e espaçadoras, onde muitas das quais são geneticamente inertes.

     Vamos esclarecer mais alguns pontos importantes sobre este assunto, como o que é Mapeamento e Sequenciamento ?

     Mapeamento é o processo de determinação da localização(posição) e espaçamento dos genes nos cromossomos.
     Sequenciamento é o processo de determinação da ordem das bases em uma molécula de DNA.

     Existem cinco princípios básicos que foram incorporados a Bioética do Genoma Humano:

     O Princípio da Autonomia- Determina que os testes deverão ser estritamente voluntários, depois de um aconselhamento adequado, sendo que as informações resultantes destes testes são absolutamente pessoal;

   O Princípio da Privacidade- Estabelece que os resultados dos testes genéticos de um indivíduo não poderão ser comunicados a nenhuma outra pessoa sem o seu expresso consentimento. A única exceção é para familiares com alto risco genético, e mesmo assim após o fracasso de muitas tentativas em convencer o voluntário dar permissão;

     O Princípio da Justiça- Assegura as populações vulneráveis a garantia de proteção aos seus direitos, como as crianças, pessoas com retardamento mental, problemas psiquiátricos e culturas especiais. A proteção não é apenas em nível pessoal mas também em nível populacional, como os povos indígenas, quilombolas e outros;

       O Princípio da Igualdade- Garante o acesso igual aos testes, independentemente de origem geográfica, da sua raça, da sua etnia ou mesmo classe socioeconômica;

     O Princípio da Qualidade- Assegura que todos os testes que serão oferecidos, deverão ter especificidade e sensibilidade apropriados e como não poderia deixar de ser, realizados em laboratórios capacitados com uma impecável monitoração profissional e ética.



O COMITÊ DE BIOÉTICA DA UNESCO

     O comitê de especialistas governamentais onde mais de 80 estados estiveram representados, elaborou o projeto de uma DECLARAÇÃO UNIVERSAL do GENOMA HUMANO e dos DIREITOS HUMANOS, onde foi apresentada para adoção na 29ª Sessão da CONFERÊNCIA GERAL da UNESCO, que se realizou no período de 21 de outubro a 12 de novembro de 1997. 
     
LINK: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001229/122990por.pdf















      
        (Foto nº 01) Créditos: ENEM.com

      Temos Aqui o Passo à Passo Desde a Célula, Depois o Núcleo, em Seguida o Cromossomo até Chegarmos ao DNA.












  
      (Foto nº 02) Créditos: History.com
     Vemos com Detalhes o DNA Humano, que Carrega Toda a Nossa Carga Genética.