sábado, 29 de abril de 2017












PRESERVAÇÃO DA ÁGUA
(Combate ao Desperdício)






     




    
       Existe uma preocupação mundial em relação ao consumo de água, pois o mesmo não para de crescer. O problema da escassez de água está relacionado a diversos fatores, os principais são: distribuição geográfica de forma irregular por determinadas regiões do planeta, o aumento da poluição dos recursos hídricos e o seu mau uso por uma sociedade que se diz moderna.

     A atividade que mais desperdiça água é a agricultura, e são vários os motivos, esse desperdício chega a 50% da água utilizada, eles podem ser por vazamentos nas tubulações, o emprego de técnicas inadequadas para determinados solos e tipos de plantações, sem falar nas perdas naturais por evaporação.
     Com o emprego correto das práticas agrícolas e dos métodos de irrigação, conseguiríamos ter um menor consumo de água, sem afetar a qualidade ou o volume da produção de alimentos. 
     
     Temos também o desperdício de água nos próprios Sistemas de Abastecimento de Água, geralmente são causados por falhas técnicas ou humanas, bem como pelo desvios ilegais que ocorrem ao longo da Rede de Distribuição. No Brasil o desperdício pode chegar até a 40% da água tratada, isso ocorre porque no Brasil as manutenções em sua maioria são corretivas e não preventivas. Nos Estados Unidos e Alemanha são de 9% e no Japão chega a 10% o desperdício de água.

    As Industrias consomem água para várias finalidades, entre muitas delas temos: o resfriamento dos seus equipamentos, a lavagem de produtos e utensílios, utilizada na diluição de seus poluentes e também como solvente.
    No mundo todo a Industria é responsável por 22% de toda a água doce consumida. O reuso das águas pelas industrias é uma técnica imprescindível para conservação e consumo consciente da água. No Brasil são gastos 2,3 milhões de litros de água para uso industrial a cada segundo, só perdendo para a agricultura. 

    Nas residências é onde está o menor consumo e desperdício de água, mas mesmo assim se faz necessário combater o uso incorreto da água, são diversas as formas de desperdício na nossa casa, como: Tubulação apresentando vazamentos, torneira mal fechada, falta de boia na caixa d'água ou a mesma defeituosa, banho exagerado(sem fechar a torneira quando se ensaboa), lavagem do carro; deixando a mangueira ligada sem uso, e por fim a lavagem de calçadas e ruas; essa famigerada prática sem sentido algum. 

    Portanto, todos os setores da sociedade devem fazer a sua parte, economizando água seja ela da industria, comércio, agricultura ou residencial, adotar medidas para diminuir o desperdício de água, garantindo o seu uso sustentável, nos fará ter no futuro um bem muito valioso, pois, água é vida.

    

   



(Foto nº 01) Créditos: UOL.com


         NO PRÓPRIO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ENCONTRAMOS GRANDE DESPERDÍCIO.









(Foto nº 02) Créditos: Educação.Uol







    O DESPERDÍCIO NOS PROJETOS DE IRRIGAÇÃO, DEVEM SEMPRE SEREM COMBATIDOS, COM MANUTENÇÃO PREVENTIVA.








(Foto nº 03) Créditos: Hortolândia

ANTES                                                                    DEPOIS










A CONSCIÊNCIA DA POPULAÇÃO TEM QUE SER DESPERTADA, ESSA IMAGEM É DE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DA CIDADE  DE SÃO PAULO(NA GRANDE CRISE ANOS ATRÁS)