JARDINS FILTRANTES
Preservar O Meio Ambiente
A água é um bem comum de todos, ou melhor um direito de todos os habitantes da terra em terem o acesso a água potável disponibilizado, o que bem sabemos que não é assim que ocorre na pratica. a água tem múltiplas funções, quais sejam:
- Atender as necessidades básicas de sobrevivência;
- Irrigação de Plantações;
- Navegação para transporte de bens e serviços(cargas) e pessoas;
- Utilização em muitas industrias;
- Geração de energia.
O tratamento do efluente está ligado diretamente com a Saúde Pública, ocorre que a falta de tratamento antes do descarte nos traz problemas seríssimos, o esgoto lançado em céu aberto causa degradação do ecossistema, trazendo doenças para moradores da área afetada.
Como funciona ? É um lago impermeabilizado, contendo no seu interior plantas aquáticas bem como pedras e areias, para tratamento de esgotos oriundos de chuveiros, pias e tanques que são muito ricas em sabões, detergentes, gorduras e restos de alimentos, tecnicamente é chamado de "água cinza".
Resumidamente o funcionamento de um Jardim Filtrante é devido a etapas e processos, biológicos, químicos e físicos atuando nas chamadas zonas de raízes. Este processo vem contribuindo com a sustentabilidade do Meio Ambiente, evitando o descarte de esgoto não tratado, é permitida a reutilização da água para variadas necessidades, como lavagem de pisos, portas e janelas, uso no vaso sanitário, irrigação de lavouras ou descarte de forma adequada na natureza, com o uso de plantas ornamentais elas trazem uma harmonia paisagística uma vista agradável aos olhos e embeleza a região.
Esse processo se desenvolve entre as plantas macrófitas e os microrganismos presentes no jardim.
O Jardim Filtrante é uma solução com muito potencial sustentável, relativamente barato e fácil de implementar.
(FOTO N° 01) Recife.gov.br
ÁREA DE LAZER PARA PASSEAR E RELAXAR. |
(FOTO N° 02 ) Recife.gov.br
Área Comporta Recantos Agradáveis para Descanso e Boa Leitura.