sexta-feira, 30 de março de 2012

Cacique Seattle 
chief Seattle

( Carta ao Presidente dos Estados Unidos da América )
( Letter to the president of the United States )

Em 1855 , o governo americano fez uma proposta de compra das terras indígenas pertencentes a Tribo Suquamish , do Estado de Washington , o cacique Seattle então responde com uma suposta carta ao presidente FRANCIS PIERCE . Essa carta é considerada pelos ambientalistas como " Um dos Primeiros Manifestos em Defesa do Meio Ambiente . "

A seguir trechos dessa carta :

" O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra..."

" Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos , o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra..."

" Como pode-se comprar ou vender o Céu , o calor da Terra ? Tal ideia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água , como pode então comprá-las de nós ? "

" Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente; todas as praias de areia ; cada véu de neblina nas florestas escuras ; cada clareira, todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo..."

" Para o homem branco um torrão de terra é igual ao outro.Porque ele é um estranho , que vem  de noite e rouba da terra tudo quanto necessita..."

" Rouba a terra de seus filhos , nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos..."

" Não se pode encontrar  paz nas cidades do homem branco. Nem lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera ou o zumbir das asas dos insetos. Talvez por ser um selvagem que nada entende, o barulho das cidades é terrível para meus ouvidos..."

" O ar é precioso para o homem vermelho, porque todos os seres vivos respira o mesmo ar , animais ; árvores ; homens , não parece que homem branco se importe com ar que respira. Como um moribundo, ele é insensível ao mau cheiro..."

" Vi milhares de bisões apodrecendo nas pradarias abandonados pelo homem branco que a abatia a tiros disparados do trem. Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro passa a ser mais valioso que um bisão..."

" Porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere a terra , também recairá sobre os filhos da terra..."

" Causar dano à terra é demostrar desprezo pelo Criador. O homem branco continua sujando a sua própria cama e há de morrer, uma noite, sufocado nos seus próprios dejetos..."

" Se te vendermos a nossa terra , ama-a como nós amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda sua força, o seu poder, e todo seu coração, conserva-a para seus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: O nosso Deus é o mesmo Deus. esta terra é querida por Ele. Nem mesmo homem branco pode evitar o nosso destino comum. "

" Onde está o matagal ? Desapareceu . Onde está a águia ? Desapareceu. O fim do viver é o início do sobreviver "


O primeiro registro conhecido sobre a fala do cacique Seattle , foi um artigo publicado por Dr. Henry Smith , no jornal : SEATTLE SUNDAY STAR em 1887.

Dr. Henry Smith estava presente quando o Grande Cacique Seattle fez uma explanação da proposta do presidente americano para toda a tribo, na presença do representante do Governo Americano. 

Para quem tiver interesse em ler texto completo, acesse site : http://www.florestabrasil.org.br/
( For those who want to read the full text, visit site :http://www.culturabrasil.pro.br/seattle.htm









Créditos:Slideshow

QUE ANIMAL É ESSE ?

( What Animal is This ?)






RESPOSTA da NOSSA ENQUETE : No dia 26/03/2012 perguntamos. que animal é esse ? 
Answer our poll : on 26.03.2012 asked. what animal is this ?

TUBARÃO BALEIA : Seu habitat são  os mares temperados , alimenta-se de zooplâncton
Whale shark : Its habitat is in the temperate seas , feeds on zooplankton



2 comentários:

  1. Muito interessante este manifesto feito pelo cacique Seattle,mostra a realidade do homem. que ainda hoje tem na ganância seu maior desprezo pela raça humana...
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir