sábado, 18 de agosto de 2012

JERUSALÉM



A Cidade das Religiões
( The City of Religions )

( Matéria Turística nº_01 )




ANUNCIAÇÃO do NASCIMENTO de JESUS

  (  O Anjo Gabriel Vai Até Maria )
    
    O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: " Alegra-te cheia de graça! O Senhor está contigo ". Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. Mas o anjo continuou : "Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de DEUS . Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de JESUS. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim."
    Então, Maria perguntou ao anjo : " Como se fara isso ? pois sou virgem." O anjo respondeu : " O Espirito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus, vê: também Isabel, tua parenta,concebeu um filho na velhice. E ela que era chamada estéril, já está no sexto mês; porque a DEUS nada é impossível." Maria disse então : " Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra." E o anjo a deixou.



créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 01 ) 




Igreja da Anunciação   

(Cidade de Nazaré)                                                                                                                                                                               







créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 02 )


Interior da Basílica  

(Parte Inferior)  










créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 03 )



Casa de Maria

na Basílica Inferior








créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 04 )




Parte superior da casa de Maria
















   NASCIMENTO de JESUS

   ( Em Belém )

   Ora, quando estavam lá, chegou o tempo em que ela deveria dar à luz. Ela teve seu filho primogênito, enrolou-o em faixas, e o colocou numa  manjedoura, porque não tinham lugar na sala inferior.
   Um anjo do Senhor fala aos pastores : " Deixai esse medo! Eu vos anuncio uma Boa Nova, de grande alegria para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor.Isto vos servirá de sinal : Encontrareis um recém-nascido enrolado em faixas e deitado numa manjedoura. ". 
    De repente, ajuntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus aclamando : " Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados. "




créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 05 )




Igreja da Natividade

(Construída no ano de 326 D.C
Belém)














créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 06 ) 




 LOCAL da MANJEDOURA
 ( em Belém )
 














créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 07 )




Visão Geral da Nave Principal


 ( Igreja da Natividade é a mais 

  antiga da Terra Santa)











Belém foi fundada segundo historiadores pelos cananeus, por volta do ano 3.000 antes de Cristo.



Desde que foi construída a Basílica nunca foi atacada por exércitos inimigos.




Um fato considerado milagroso, foi que no ano 614 D.C os soldados persas  se aproximaram da igreja, já iam incendiá-la, quando ao olharem para alto do templo, viram mosaicos com um cortejo em trajes persa. Eram os três reis magos, sua própria gente e pouparam a Basílica da destruição.




Em 638 D.C os árabes viam destruindo todos os símbolos cristãos, ao pararem na frente da igreja, souberam que era dedicada a " Beatíssima Virgem Maria, mãe do profeta Jesus " como diz o Alcorão e não a destruíram.




Bet-lehem ( Casa do pão em hebraico ).


Bet-laham ( Casa da carne em árabe ), praticamente uma referência da encarnação.








APRESENTAÇÃO de  JESUS no TEMPLO

Quando os pais levaram o Menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da lei, Simeão o tomou nos braços e, agradecido, louvou a DEUS com estas palavras :

" Agora, Senhor Soberano, tu podes, segundo a tua palavra, deixar partir em paz este teu servo, porque os meus olhos contemplaram a tua salvação, que preparaste em favor de todos os povos : Uma luz para iluminar as nações e uma glória para o teu povo Israel. "








PRIMEIRO MILAGRE : AS BODAS de CANÁ ( Jo 2,1-11 )


    Três dias depois, celebrou-se um casamento em Caná da Galiléia, e ali estava a Mãe de Jesus. Jesus e seus discípulos também foram convidados para esse casamento. Como o vinho estava acabando, a mãe de Jesus lhe disse : " Eles não têm mais vinho ". Jesus respondeu : " Mulher, que relação há entre mim e ti ? Ainda não chegou a minha hora.  " Sua mãe disse aos serventes :" Fazei tudo o que ele vos mandar. " Estavam ali seis talhas de pedra destinadas às purificações dos judeus, cabendo em cada uma oitenta ou cento e vinte litros de água. Jesus disse : " Enchei de água essas talhas ". Encheram-nas até a boca. Mandou, então : " Tirai, agora, um pouco e levai ao chefe do serviço". Eles levaram. O chefe do serviço provou da água mudada em vinho. Ele não sabia qual era sua origem - apesar dos serventes saberem - e falou com o noivo : " Toda gente serve primeiro o bom vinho. Quando os convidados já estão alegres por causa do vinho, serve o de qualidade inferior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora! "  Deste modo, Jesus deu início em Caná da Galiléia a seus sinais e revelou sua glória. E seus discípulos creram nele. 


    



créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 08 )






Talha de pedra
usada na antiga Jerusalém.













créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 09 )





Vista superior da Talha de pedra

(Semelhante a de Caná)
















JESUS se DECLARA FILHO de DEUS : (Jo 10,22-30 )

Em Jerusalém celebrava-se a Festa da Dedicação. Era inverno. Jesus caminhava no templo, sob o pórtico de Salomão. Os judeus o rodearam, perguntando :" Até quando nos deixará em dúvida ? se és       o Messias, declara com franqueza! " Jesus respondeu : " Eu vó-lo disse e não me credes. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim. Mas vós não credes, porque não sois minhas ovelhas. Minhas ovelhas conhecem minha voz, eu também as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna: Por isso nunca morrerão e ninguém as arrebatará de minha mão. O que o Pai me deu é maior do que tudo e ninguém pode arrancá-lo da sua mão. Eu e o Pai somos um ."




créditos : O Marco Ambiental ( foto nª 10 ) 




Final do quarto século  D.C

"Sinagoga Branca"

Construída sobre as ruínas da

" Sinagoga de Jesus "





créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 11 )



Base da fundação da Sinagoga Branca sobre a antiga Sinagoga de Jesus








créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 12 )




Jesus pregou em várias Sinagogas, esta fica em Cafarnaum 
















créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 13 )






Ruínas da cidade 
de Cafarnaum















BATISMO de JESUS : ( Mt 3,11 ; 3, 13-17 )


João Batisita : " É verdade que eu vos batizo somente com água em vista da conversão, mas aquele que há de vir depois de mim é mais poderoso do que eu, e eu não sou digno de lhe carregar as sandálias. Ele vos batizará no Espirito Santo e no fogo. "

Aparece então Jesus, vindo da Galiléia no rio Jordão, ao encontro de João para ser batizado por ele. João, no entanto, queria fazer com que mudasse de ideia : " Eu é que devo ser batizado por ti " dizia ele, " E tu vens ao meu encontro ? " respondeu-lhe Jesus : " Deixa estar por enquanto, porque assim é que convém cumprirmos toda a justiça. " Diante disto João consentiu. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. Eis que os céus se abriram para eles. Viu o Espirito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E eis que uma voz vinda céu, dizia :" Este é o meu filho predileto, no qual encontro toda a minha satisfação. "





créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 14 )






RIO JORDÃO (I)














créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 15 )




RIO JORDÃO (II)






 



 

créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 16 )






O LOCAL DE BATISMO NO RIO JORDÃO












créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 17 )






Fiéis batizando-se no Rio Jordão 















créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 18 )






Vista do Rio Jordão













TENTAÇÃO de JESUS no DESERTO


O diabo então lhe disse : " Se tu és filho de Deus, manda que esta pedra se torne pão. "

Jesus respondeu : " Está escrito : Não é só de pão que o homem viverá. "

O diabo então lhe disse : " Vou te dar todo este poder e a gloria destes reinos ( todos os reinos do universo ). Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu. "

Jesus respondeu : " Está escrito : Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto. "

O diabo então lhe disse : " Se és Filho de Deus, joga-te daqui para baixo ( alto do templo em Jerusalém ). Porque está escrito : Ele dará ordens aos seus anjos a teu respeito para te guardarem. E ainda : Eles te apararão com as mãos, para não tropeçares em nenhuma pedra. "

Jesus lhe respondeu mais uma vez : " Está dito : Não tentarás o Senhor teu Deus. " 

Tendo assim esgotado todo tipo de tentação, o diabo se afastou dele até o momento oportuno.





créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 19 )




DESERTO da JUDÉIA













créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 20 )




DESERTO da JUDÉIA (II)












créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 21 )




DESERTO da JUDÉIA (III)

















PRISÃO de JESUS no GETSÊMANI : ( Mt 26, 47-50 )


Ainda falava aos discípulos, quando chegou Judas, um dos doze, acompanhado por muita gente com espadas e bastões, enviado pelos sacerdotes-chefes e anciãos do povo. Ora o traidor lhes havia indicado esta senha : " Aquele, que eu beijar, é ele. Prendei-o ! " E logo se aproxima de Jesus dizendo : " Salve! Mestre " e o beijou, mas Jesus lhe disse : " Amigo, para isto é que vieste ? " Aproximaram-se, então, lançaram as mãos em Jesus e o prenderam.




créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 22 )






Jardim do Getsêmani















créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 23 )




Jardim Getsêmani ( II )

(hoje um pouco urbanizado e cercado)











créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 24 )




GETSÊMANI ( III)
( uma oliveira antiga )













créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 25 )









GETSÊMANI (IV)















Getsêmani : Em grego significa : " O lugar da prensa " É o lugar onde as azeitonas são colocadas, depois são prensadas por duas grandes pedras, e se transformam em azeite puro. 



Em termos religiosos, podemos falar que é o lugar onde Jesus abre(rasga) seu coração pra falar com DEUS. Ele demostra sua humanidade pedindo ao Pai que O livre do sofrimento futuro, "mas que faça em mim vossa vontade"





A CRUCIFICAÇÃO de JESUS ( Mc 15, 23-39 )




    Ofereceram-lhe vinho misturado com mirra para beber. Mas Ele não tomou. Depois o crucificaram e dividiram sua roupa, sorteando que parte para cada um. Entre nove horas e o meio-dia o crucificaram. A inscrição que indicava o motivo de sua condenação estava lavrada assim : " O Rei dos Judeus. " Com Ele crucificaram dois bandidos, um à direita e o outro à esquerda. 
    Os que passavam o insultavam, sacudindo suas cabeças e dizendo : " Então, Tu que derrubas o Templo e o refaz em três dias, salva-te a ti mesmo, descendo da cruz! " Do mesmo modo os sacerdotes-chefes com os escribas zombavam dele entre si dizendo : " Salvou a outros e não pode salvar-se a si mesmo! Que o Messias, o rei de Israel, desça agora da cruz para que vejamos e creiamos! " 
    Quando chegou o meio-dia, uma escuridão cobriu toda a terra até às três da tarde. E às três horas horas da tarde, Jesus bradou com um forte grito : " Eloí, Eloí, lemá sabactáni ? " que se traduz : "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste ? " 
    Ouvindo isto, alguns dos presentes disseram : " Ele chama por Elias! " um deles foi então embeber uma esponja em vinagre. Amarrou-a numa haste e oferecia-lhe para beber dizendo : " Deixai, vejamos se Elias vem tirá-lo! "
    Mas Jesus soltou um forte grito e expirou. E o véu do Templo rasgou-se em dois de alto a baixo. O oficial romano que estava ali em frente, vendo-o morrer assim, exclamou : " Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus! "



A RESSURREIÇÃO de JESUS ( Lc 24, 1-8 )


No primeiro dia da semana bem de manhã, foram ao sepulcro com aromas que tinham preparado. Encontraram a pedra rolada para o lado da abertura do sepulcro. Entraram e não acharam ali o corpo  do Senhor Jesus. Não sabiam ainda o que pensar, quando aparecem dois homens com vestes brilhantes. Cheias de medo, inclinaram o rosto para o chão. Eles disseram : " Por que procurais entre os mortos quem está vivo ? Não está aqui, mas ressuscitou. lembrai-vos do que vos dizia quando ainda estava na Galileia : " É preciso que o Filho do homem seja entregue às mãos dos pecadores, e crucificado, mas que ressuscite no terceiro dia. " Ai então lembraram-se das palavras de Jesus.






créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 26 )




PORTAL de entrada para BASÍLICA do SANTO SEPULCRO à esquerda.

(Portal à direita foi fechado por ordem de SALADINO.)













créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 27 ).






Entrada para o Santo Sepulcro



















créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 28 )




CRUCIFICAÇÃO DE JESUS

















A ASCENSÃO do SENHOR ( Lc 24, 50-53 )



    Ele em seguida os conduziu até perto de Betânia e impondo as mãos sobre eles, os abençoou. E enquanto os abençoava foi se afastando deles e subindo para o céu.
    Eles prostraram-se diante de Jesus e depois voltaram cheios de alegria à Jerusalém e permaneceram continuamente no Templo bendizendo a DEUS.

( Segundo estudiosos o Monte das Oliveiras é o local da Ascensão do Senhor )











créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 29 )             
                                                                                                                                                                             

Monte das Oliveiras

(Mount of Olives)


( Segundo biólogos uma oliveira
vive cerca de 1000 anos ou até mais
se bem cuidada)





créditos : O Marco Ambiental ( foto nº 30 )



Alto do Monte das Oliveiras

( Uma oliveira pode passar até seis meses sem receber água )















 créditos: O Marco Ambiental ( foto nº 31)                                                                                                                          



Vista do Monte das Oliveiras


















 

OBSERVAÇÃO : As fotos usadas nesta matéria foram doadas ao Acervo do Blog O Marco Ambiental por Roseli de Lima Gomes.






Resposta da nossa enquete  do dia 05/08/2012 (Que animal é esse ?) R : Peixe Coió, encontrado no Arquipélago de Fernando de Noronha, apesar das barbatanas que se parecem com asas, o mesmo não voa, é chamado também de "falso voador. "





Answer our poll: on 05.08.2012 Asked :
What animal is this ? R : Gurnard fish, encountered in the archipelago of Fernando de Noronha, despite the fins that resemble wings, it does not fly.











..................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................





















































































































































































































































































































































































Um comentário:

  1. Muio interessante poder ver que a historia pode esta bem perto, saber que pode se estar no mesmo lugar onde aconteceram certos fatos importantes para humanidade, pelo menos em minha opinião como católica.Deve ser maravilhoso estar nesses locais santos!
    Essa matéria nos leva um pouco para viajar também! Parabéns!!!

    ResponderExcluir