sábado, 17 de novembro de 2012

TIPOS DE CAPTAÇÃO
( Types of Captation)






Suas Consequências para a Qualidade da Água
( Their Consequences for Water Quality)




Captação Subterrânea
 (Captation Subterranean)

(2ª Parte)




     A captação subterrânea nos apresenta inúmeras vantagens. Devido a sua característica de percolação, a água percorre várias camadas do solo, o que leva na maioria das vezes a obtermos uma água de boa qualidade, chegando em muitos casos a dispensarmos partes do tratamento, contudo à desinfecção e eventual correção do pH, se faz necessário.

     Em poços de grandes profundidades, suas águas são super quentes, necessitando de uma unidade de resfriamento antes de seu uso pela população.

     Entretanto a população sempre rejeita águas com elevado teor de dureza e índices de concentrações de sais dissolvidas na água fora dos padrões de potabilidade, ocasionando sabor e odor à água que será distribuída.

     Outra importante vantagem é que ao utilizarmos um manancial subterrâneo, poderemos na maioria das vezes, não precisarmos da construção de uma adutora (redução de custos), já que a unidade de desinfecção ficará próxima ao poço. 

     Podemos encontrar águas subterrâneas com aquíferos freáticos ou artesianos. O lençol freático que fica localizado acima de uma camada impermeável do solo, à pressão atmosférica, geralmente com menor profundidade e baixo custo para escavação.

     Temos que ter cuidado com os poços rasos, pois os mesmos têm sua zona de recarga em todo lençol freático, aumentando consideravelmente as chances de sua contaminação, visto que fossas, postos de gasolina e lixões, são grandes meios de poluição das águas.
     Um poço raso sempre terá a possibilidade de ser contaminado, pois a falta de rede coletora de esgoto e a construção inadequada do mesmo, principalmente pela falta da proteção sanitária, será um risco de contaminação iminente.
    Trabalho de pesquisa realizado nos EUA, demostrou que 60% dos poços estavam sem proteção sanitária necessária.

    O lençol artesiano que é localizado entre duas camadas impermeáveis, geralmente tem uma maior profundidade em comparação com o lençol freático, porém é submetido a pressão superior à atmosférica.
     Sua zona de recarga se situa numa área bastante restrita, como consequência temos uma grande redução da possibilidade de contaminação das águas.

     Sempre devemos ter uma atenção especial com a perfuração de poços, na medida do possível se faz necessário um levantamento do "Perfil Geológico do Terreno", que tem por objetivo de nos indicar com maior precisão a profundidade do manancial e sua extensão, servindo também como orientação para o local mais apropriado na perfuração do poço.

     Um alerta a população, a perfuração de poços de maneira desenfreada e sem controle das autoridades, vem trazendo problemas sérios que é a salinização da água do poço, principalmente nas áreas de litoral, onde o nível do lençol diminui bruscamente, acarretando uma quebra do equilíbrio entre a água do mar e a nossa água doce tão preciosa, tudo isso ocasiona um desastre ecológico praticamente irreparável. 

    






(Desenho n• 01) Créditos: Manual de Saneamento ( Ministério da Saúde)        







       Diagrama de um perfil geológico ( Poço artesiano e freático )

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário