sábado, 5 de outubro de 2013

DESASTRES NATURAIS - EROSÃO E ASSOREAMENTO




DESASTRES NATURAIS


EROSÃO E ASSOREAMENTO
(Reportagem nº 04)



     Um dos principais processos que ocorre na superfície terrestre é a formação do relevo. Através da ação dos agentes internos e externos, que são a gravidade, o vento, o solo, as águas da chuvas dos rios e dos mares. Todos esses atuam na modelagem do relevo, quase sempre removendo partículas de materiais de lugares mais elevados, levando-se para os rios, lagos, oceanos, em geral para a planície os materiais deslocados, esse processo se dá de forma contínua.

     O processo que abrange a remoção, o transporte e a deposição de  materiais é denominado de erosão, esse processo ocorre ao longo de milhões de anos, sendo responsável pela formação do relevo. Entretanto por causa da ação do homem, que interfere diretamente no meio ambiente pelos diversos usos do solo, ocasionando a degradação das terras e a deterioração da qualidade ambiental.

     Do latim " erodere ", erosão é o processo pela qual há remoção de uma massa de solo de um local e sua deposição em outras áreas, como resultado da ação de forças exógenas.

     A água e o vento são os principais agentes de erosão do solo, denominamos de erosão hídrica quando é ocasionada pela ação da chuva e enxurrada, denominamos de erosão eólica a que tem por causa a ação dos ventos.
     A erosão eólica é muito importante nas regiões costeiras e também nas regiões onde os ventos são constantes e com velocidades altas, já a erosão hídrica ocorre praticamente em todas as regiões.
     Temos outros tipos de erosão, a erosão marinha; relacionada ao trabalho das ondas em todo litoral, a erosão fluvial; associada ao trabalho dos rios, a erosão glacial; relacionada ao trabalho das geleiras.

     A erosão do solo é um processo natural, sendo praticamente impossível de ser paralisada, e difícil de ser controlada, porém é facilmente acelerada pela ação do homem. A erosão resultante da atuação vinda unicamente das forças da natureza, sem que ocorra a intervenção do homem, é comumente chamada de erosão geológica ou natural.

     Sabemos que a erosão geológica constitui um processo importantíssimo na formação do relevo da superfície da Terra, gerando a formação dos solos de aluvião e das rochas sedimentares. A erosão antrópica, causada pelo homem, se torna bastante acelerada, ocorre um processo de ativação da erosão natural devido as interferências do homem no ambiente natural.

     O assoreamento em condições naturais é um processo geológico lento de sedimentação que leva a formação dos mais variados tipos de planícies, que são criadas por alterações nas condições hidrodinâmicas de transporte de sedimentos, que são causados por eventos de grande magnitude, ao qual descreveremos a seguir:


* Mudanças Climáticas

     Promovem alterações na disponibilidade de chuvas, no regime hidrológico dos rios, como também sobre a cobertura vegetal das bacias hidrográficas, determinando algumas mudanças nas condições de erosão, transporte e deposição nos leitos dos rios.


* Processos Tectônicos

     Promovem alterações na superfície do planeta terrestre, gerando áreas elevadas e rebaixadas, com consequente mudanças no nível de base local, modificações nos leitos fluviais, que propiciam a intensificação de processos erosivos e de deposição.


* Alterações do Nível Oceânico

     São mudanças globais ou regionais que influenciam o nível de base geral dos sistemas fluviais. Então quando ocorre o abaixamento do nível do mar, temos um aumento em potencial do processo erosivos dos rios, entretanto quando ocorre a elevação do nível do mar, temos o surgimento do processo de sedimentação em regiões de estuários e dos lagos.



    





(Foto nº 01) Créditos: wikipedia.com







Erosão do Solo











(Foto nº 02) Créditos: Uol.com



Erosão em acostamento de estrada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário