sábado, 9 de agosto de 2014







BIOMAS DE INTERFACES






REGIÃO de BREJO de ALTITUDE
(Reportagem nº 02)







     Os pesquisadores afirmam que há mais de 15.000 anos atrás a Região Nordeste tinha um clima úmido, o que era suficiente para possuir uma Floresta Tropical com características de Mata Atlântica, tendo a mesma ocupado todo o interior dessa região. Os séculos foram passando, então ocorreu uma mudança climática drástica na Terra, modificando o clima na região até atingir as características de hoje, ou seja, um clima Tropical Semiárido.

     Entretanto, nas partes mais altas das chapadas e planaltos, a Floresta Tropical ainda existe bem exuberante, o motivo são as constantes chuvas que caem nesta área, elas são chamadas de chuvas orográficas, mantendo todas as condições de umidade e temperatura, preservando a sua rica fauna e flora. 

     No Planalto da Borborema, Chapada do Araripe, Maciço de Baturité, Depressão Sertaneja e Serra da Ibiapaba, são áreas onde encontramos os brejos de altitude. É no Planalto da Borborema, entre os estados de Pernambuco e Paraíba, que verificamos a localização da maioria das áreas da Região de Brejo e onde existem as maiores elevações.

     Os brejos de altitude têm características próprias, possuem dois tipos de cobertura vegetal: Floresta Ombrófila Aberta tipo sub-montana e Floresta Ombrófila Aberta tipo montana ou Floresta Estacionária.
     Por ter um excelente solo e clima agradável, bem como água em boa quantidade, essa região sofreu um processo de desmatamento muito grande durante a sua ocupação pelo homem.

     Devemos preservar esse ecossistema, onde algumas espécies da fauna e flora são tipicas desta região e correm o risco de desaparecerem, quer dizer, podem ser EXTINTAS.






(Foto nº 01) Créditos: O Marco Ambiental
















Em regiões semelhantes ao Planalto da Borborema e Chapada do Araripe encontramos uma mata exuberante.





(Foto nº 02) Créditos: O Marco Ambiental













Próximo as encostas observamos um clima mais frio, principalmente ao cair da noite.





(Foto nº 03) Créditos: O Marco Ambiental












Precisamos preservar as regiões de Brejo de Altitude, um Ecossistema onde existem espécies da fauna e flora que são únicas em todo o mundo.





(Foto nº 04) Créditos: Educação Uol.














Quando o homem preserva a Natureza, ele demostra todo o seu respeito a seu Criador.






Um comentário: