sábado, 18 de outubro de 2014









BIOMAS DE INTERFACES





REGIÃO DE ESTUÁRIO
(Reportagem nº 04)





     O destino final de um rio, numa área onde a água doce do rio se encontra com a água salgada do mar, chamamos de Estuário.
     O regime de marés e o vento, fazem com que a água doce e a salgada se misturem regularmente, consequentemente há um aumento de produtividade pela grande circulação de nutrientes(plâncton e larvas). No período da primavera e verão, esse ecossistema tem uma produtividade mais intensa.

     Nos estuários esses alagados são ricos em nutrientes que são carreados do continente e trazidos pelos rios, por isso atraem várias espécies de animais, que usam esse local para sua desova e reprodução. Encontramos algumas espécies de ostras e caranguejos, peixe-boi, peixe linguado(que se escondem na areia, para proteger-se), temos também pássaros como as gaivotas e pelicanos, ainda encontramos as lontras, golfinhos e texugos, bem como o cavalo-marinho.

     Os estuários vem sofrendo grandes ameaças e podem desaparecerem, devido a crescente ocupação humana dessas áreas, a proteção desse ecossistema é de suma importância, pois o mesmo tem a finalidade de "abastecer os nossos mares e oceanos".






(Foto nº 01) Créditos: O Marco Ambiental

Precisamos preservar as matas ciliares.










(Foto nº 02) Créditos: O Marco Ambiental

É preciso que a lei de preservação das margens dos rios, que passam em zonas urbanas nas grandes cidades, seja modificada para dar uma maior proteção as matas ciliares.

  





(Foto nº 03) Créditos: O Marco Ambiental


Sem proteção das matas ciliares, os rios ficam assoreados e podem até secar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário