sábado, 22 de novembro de 2014











Biomas de Interfaces








REGIÃO de PÂNTANO
(Reportagem nº 05)









     Os pântanos são formados por águas estagnadas e pouco profundas, possui uma vegetação bastante densa e seu solo é composto por grande quantidade de vegetação(matéria orgânica) em decomposição. Surgem em planícies mal drenadas, geralmente estão localizados nos cursos baixo dos rios e também nas zonas litorâneas.

     Os pântanos ocorrem tanto em água salgada como na água doce. Os de água doce surgem nos lagos e rios de águas calmas e pouco profundas. Os pântanos de água salgada aparecem nas planícies que são inundadas pelas marés, nas zonas costeiras.
     Também existem pântanos salgados que ficam longe do mar, aparecendo em lagos ou lagoas salgadas.

     A sua relação com os ecossistemas mais próximos, determina a sua composição vegetal e diversidade de suas espécies.
     São bem característicos das regiões de pântanos a sua vegetação e fauna. Possuem plantas hidrófilas, ou seja, absorvem grande quantidade de água, porém têm a capacidade de sobreviver em solos com pouco oxigênio.
     São raríssimas as plantas que alcançam grandes tamanhos, sua diversidade de espécies é muito pobre, mas no local existem uma grande massa biológica.

     Suas águas são um lugar ideal para os insetos se reproduzirem, crocodilos, serpentes e rãs também encontram aqui um excelente habitat.
     As aves que fazem parte deste ecossistema: os flamingos; as garças; as cegonhas e outras se especializaram em alimentar-se e construir seus ninhos neste ambiente.

   As algas e bactérias formam uma rica vegetação submersa, outras plantas vivem sobre a água e algumas são enraizadas, como o Lírio D'água.

     Alguns pântanos famosos na América do Sul: Pântanos de Villa(Peru); Rio Cruces(Chile); Esteros Del Ibera(Argentina); Delta Del Paraná(Argentina). Segundo a ONU a região de pântano mais importante do Mundo fica no Pantanal Matogrossense(Brasil).







(Foto nº 01)







Santuário do Rio Cruces, no Chile.











(Foto nº 02)




Pântanos de Villa, no Peru.














(Foto nº 03)





Garças Brancas no Delta Del Paraná, na Argentina.















(Foto nº 04) Créditos: Wikipédia




Esteros Del Iberá, na Argentina.














(Foto nº 05) Créditos: O Marco Ambiental





Pantanal Matogrossense, no Brasil.











    
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário