sábado, 20 de junho de 2015











As 10 Plantas Mais Importantes para a Humanidade





A UVA
(7ª Colocada)





     Não se sabe ao certo quem produziu primeiro o vinho através da transformação da uva.
     Alguns historiadores afirmam que foi no Irã, há 5.500 anos, outra corrente entende que foi na região do Cáucaso,mais precisamente na Geórgia, Turquia e Armênia, há 8.000 anos.

     A facilidade de fermentação da uva, por conter suco e açúcar, além do que na própria casca já se encontra um tipo de levedura, necessária ao processo, confirmam mais uma vez que a milhares de anos de fato se produziu o vinho.

    Antigamente os vinhos eram acondicionados em odres, uma espécie de bolsa que era feita de peles de animais. Achados arqueológicos no Egito comprovam que a origem dos primeiros rótulos ocorreram em terras do Rio Nilo, no rótulo havia informação sobre o tipo da uva, a safra e sabores do vinho, que eram colocados nas jarras de barro.

     Com a criação dos barris de madeira pelos romanos, o transporte e conservação do vinho ganhou qualidade e foi levado para toda Europa, os lugares mais famosos estão na península da Itália e o sul da França. Foram também os romanos que inventaram a técnica da garrafa de vidro soprado e consequentemente a rolha para sua vedação, no século XVII as garrafas de vidro passaram a serem produzidas em escala comercial.

     Partindo do continente europeu a cultura da videira chega a América do Norte, posteriormente a toda a comunidade hispano-americana, no Brasil coube ao Rio Grande do Sul as primeiras experiências na cultura das uvas e produção do vinho. Hoje no Nordeste brasileiro na região do Vale do São Francisco encontramos várias plantações de uvas e produção de vinhos, gerando emprego e renda para a população das cidades próximas.








(Foto nº 01) Créditos: Bento Gonçalves












Parreiral com uva tipo Izabel.










(Foto nº 02) Créditos: Bento Gonçalves.





Vale dos vinhedos, uma linda plantação.




============================================
============================================


ATENÇÃO: A 6ª Colocada da SÉRIE: AS 10 PLANTAS MAIS IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE, Será postada em JUL-15.





Nenhum comentário:

Postar um comentário