sábado, 25 de julho de 2015










AS 10 PLANTAS MAIS IMPORTANTES para a HUMANIDADE






O ALGODÃO
(6ª Colocada)






     O algodão é um velho conhecido do homem, sua utilização começou há mais de 4.000 anos no sul da Arábia, as primeiras referências a respeito do algodão estão no Código de Manu, do século VII a.C, a legislação mais antiga da Índia. A origem da palavra vem da língua árabe: Al-qu Tum.
     Outras antigas civilizações usaram dessa valiosa fibra, os Incas, no Peru, no antigo Egito e Sudão.

     Introduzido pelos árabes no continente europeu no século II d.C, a Europa passa a usar intensamente esse material. Por volta do século XVIII com a criação de novas máquinas de fiação, a indústria da tecelagem passa a dominar o mercado mundial de fios e tecidos.

     A cultura do algodão teve grande desenvolvimento nos Estados Unidos, por volta de 1760, o inglês James Hargreaves passou a usar uma máquina de fiar operada apenas por uma pessoa e que produzia vários fios de uma só vez.
     Em 1792, Eli Whitney inventou o descaroçador de algodão, o equipamento separava mecanicamente as sementes da fibra do algodão, ocorrendo uma grande revolução na indústria de beneficiamento de algodão, tornando os Estados Unidos o maior produtor mundial de algodão na época.

     O fio do algodão é utilizado como matéria-prima para a confecção de tecidos, ataduras, gaze e papel, a semente é transformada em sabão, margarina e óleo de cozinha, as fibras que há na semente são usadas nas indústrias de cosméticos e plásticos.

     Muito antes do descobrimento do Brasil os índios já cultivavam o algodão, eles fiavam, teciam, tingiam tecidos e suas fibras, os nativos produziam redes e cobertores, parte da planta era usada na alimentação e suas folhas na cura de feridas.
     A produção comercial no Brasil iniciou-se na região Nordeste, mais precisamente no Maranhão, o estado exportou para a Europa as primeiras sacas de algodão tipo arbóreo(fibras longas) em 1760. A produção de algodão tipo herbáceo começou em São Paulo, são fibras mais curtas, porém mais produtivas.

     A cultura do algodão se expandiu para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, levando o nosso país mais uma vez a se tornar um grande exportador. Com o surgimento da fibra sintética o algodão passou a ter um forte concorrente no mercado mundial. 

     







(Foto nº 01) Créditos: Governo do Piaui



     
Colheitadeira de algodão, o tempo gasto na coleta com a utilização do equipamento é substancialmente reduzido.  











(Foto nº 02) Créditos: SNA














Close de um botão fechado e outro em seu esplendor. 







(Foto nº 03) Créditos: EMBRAPA













O Algodão durante muito tempo foi chamado de Ouro Branco.












(Foto nº 04) Créditos: EMBRAPA








Pesquisadores brasileiros criaram o algodão colorido, este é do tipo Rubi.



#####################################################

Atenção: A 5ª Colocada da série será postada em Ago-2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário