sábado, 22 de agosto de 2015











AS 10 PLANTAS mais IMPORTANTES para a HUMANIDADE










A SERINGUEIRA
(5ª Colocada)






     Hevea brasiliensis, este é o nome cientifico da seringueira, desta planta se extrai o látex, que é uma borracha natural. Foi um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil(1870-1920), comparável ao ciclo do ouro nos Estados Unidos da América. 

     A borracha já era muito conhecida pelos índios da Amazônia, quando os europeus nos séculos XVI e XVII encontraram na América do Sul e Central, índios com seu corpo coberto por um líquido leitoso que era obtido dos cortes feitos nos troncos de certas árvores, os índios foram vistos também com bolas de borracha natural, onde as bolas ao tocar no solo subiam bem alto.

     Por quase 50 anos a borracha natural da Amazônia foi o nosso principal produto, representava praticamente 25%  das exportações brasileiras, o estado do Acre chegou a ser o terceiro maior contribuinte da União. Por volta de 1920, começava a chegar no mercado mundial a borracha produzida nas colônias britânicas da Ásia, as sementes foram contrabandeadas do Brasil pelos ingleses e levadas as suas colônias, hoje esse fato é considerado uma biopirataria, com seu preço mais competitivo que a nossa borracha, o nosso ciclo de crescimento entra em declínio.

     Existem na floresta amazônica cerca de 11 mil espécies de seringueiras, a sua madeira é leve e de baixa qualidade, sendo usada apenas para forros e caixotaria. Seu produto principal sem dúvida é o látex, que é uma resina de cor branca, sendo extraída do tronco da árvore, possui mais de 33 mil utilizações, entre as principais destacamos: 

     Fabricação de pneus, câmara de ar, sapato vulcanizado, couro vegetal(muito usado para artesanato), brinquedos, bola para se jogar tênis e golfe, capas de chuva e muitas outras finalidades, sua principal vantagem é que a seringueira produz o ano todo.

     No Brasil atualmente outros estados produzem a borracha natural, Pernambuco, Maranhão, São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espirito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Porém nos dias de hoje a borracha natural sofre grande concorrência com a borracha sintética produzida pela indústria química no mundo, além do que nossa produção só corresponde a 18% da nossa demanda.









(Foto nº 01) Créditos: Governo do Acre













Seringal em seu habitat natural, floresta Amazônica.






(Foto nº 02) Créditos: Governo do Espirito Santo














Seringueiras Plantadas em um Programa do Governo Estadual.








(Foto nº 03) Créditos:














Sementes de Seringueira, suas Amêndoas são usadas para aplicação em Tintas e Vernizes.




######################################

ATENÇÃO: A 4ª Colocada da série será postada em Set-2015. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário