sábado, 31 de outubro de 2015











As 10 Plantas Mais Importantes para a Humanidade







A SOJA
(3ª Colocada)










     A primeira notícia que se tem do cultivo da soja como alimento data de 5.000 anos atrás.
    Tudo começou com o imperador chinês Sheng-nung, que foi aclamado o "pai" da agricultura chinesa pelo seu povo, por incentivar a produção agrícola.

    Por volta do ano 200(a.c) o grão da soja era a principal matéria-prima para produção do tofu(leite de soja coalhado), também se produzia o leite natural, o queijo, o pão e óleo. Naquela tempo a soja era muito usada como moeda, ela era trocada por outras mercadorias e vendida apenas à vista.

    A soja como a conhecemos hoje é muito diferente daquela de 5.000 anos atrás, eram plantas rasteiras que cresciam as margens dos rios e lagos, podemos dizer que era uma "soja selvagem". Apenas por volta do século XI(a.c) a soja foi digamos "domesticada" através de cruzamentos genéticos por cientistas chineses. A soja era encontrada na região oriental do Norte da China.

    Tempos depois, a soja é introduzida no Sul da China, chegando ao Japão, Coréia e outros países do Sudeste asiático. A expansão da soja pelo mundo foi muito lenta, sua chegada ao ocidente ocorreu no final do século XV e início do século XVI, era a época das grandes navegações europeias.

    No século XVIII, começam os estudos por pesquisadores europeus com brotos de soja, nos Estados Unidos seu cultivo inicia-se no século XX em seus primeiros anos, sendo criada por volta de 1921 a American Soybean Association(ASA), só então a soja passa para uma escala mundial de produção.

    No Brasil em 1882 já havia cultivos experimentais, porém só em 1901 com o cultivo do grão na Estação Agropecuária de Campinas(SP) e posterior distribuição das sementes aos produtores paulistas, tem inicio oficialmente a cultura do grão no país. Com a migração japonesa ao Brasil em 1908 seu cultivo é intensificado, chagando ao Rio Grande do Sul em 1914.

    A expansão da soja no Brasil começa nos anos 1970, sua produção era de 1,5 milhão de toneladas, atinge os 15 milhões de toneladas em 1979, na safra 2013-2014 foram quase 87 milhões de toneladas, tornando-se a principal cultura do agronegócio nacional, tendo uma grande ajuda dos pesquisadores da EMBRAPA(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).









(Foto nº 01) Créditos: EMBRAPA











Colheitadeira de Soja.













(Foto nº 02) Créditos: EMBRAPA












Plantação de Soja Experimental.








(Foto nº 03) Créditos: EMBRAPA














Vagens de Soja, uma delas aberta.










(Foto nº 04) Créditos: EMBRAPA 














Grãos de Soja Selecionados.








(Foto nº 05) Créditos: EMBRAPA












Cultivares de Sojas Especiais para Alimentação Humana, pesquisada pela EMBRAPA.







''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Atenção: A 2ª colocada será postada em nov-2015


'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''





    

    




sábado, 17 de outubro de 2015












EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS DOS OCEANOS







      A Humanidade retira dos mares alimentos e também energia, porém é preciso saber explorar para que não ocorra mais eventos que venham a poluir ou destruir as riquezas dos mares.

     Sabemos que do mar podemos retirar toneladas de peixes que irão alimentar milhões de pessoas. Contudo sua função para o Meio Ambiente é muito mais ampla, o mar é uma fonte de oxigênio, ele é responsável pela maior parte da renovação do ar no mundo todo. Cientistas afirmam que é o verdadeiro pulmão do mundo. Vem das nuvens que se formam no mar, as chuvas que caem na terra em muitos lugares de nosso planeta.

     O mar dar ao homem muita riqueza, dele podemos tirar, petróleo, terras raras(usadas em chips, lasers e lâmpadas fluorescentes), sal marinho e substâncias usadas pelas industrias de remédios e cosméticos. Um alerta: O processamento de terras raras pode gerar resíduos tóxicos, pois deve-se ter todo o cuidado ao retirá-lo do fundo do mar, para não ocorrer nenhum evento catastrófico.

     Os recursos do mar era considerado inesgotável há anos atrás por muitas pessoas, foi um ledo engano. Em alguns lugares o mar já dar sinais de esgotamento com a pesca predatória. O peixe escamudo-do-alasca no mar de Bering, teve sua população diminuída em 50% em pouco mais de um ano, o atum-azul(O Japão é seu maior consumidor,usado para o sushi) encontrado no mar mediterrâneo e costa dos Estados Unidos está praticamente em extinção, calcula-se que hoje nos EUA existam apenas 9 mil deles para tentar se reproduzir.

     Algumas espécies ameaçadas pelo homem: tubarão, cação, peixe-espada, salmão do atlântico, no Brasil temos: corvina, merluza, sardinha, lagosta e camarão.   

     Em muitas partes do mundo os consumidores são estimulados a comprar produtos marinhos que estejam com o selo de certificados, o camarão, a lagosta e o peixe são pescados respeitando as normas de conservação.
     

        


(Foto nº 01) Créditos: Petrobrás











Plataforma P-58: Entrou em operação em março de 2014. Foi instalada a cerca de 85 km da costa do Espirito Santo, em águas com profundidade de 1.400 m















(Fotos nº 02) Créditos: Petrobrás












Plataforma P-55: É do tipo Semissubmersível, também é a maior plataforma desse tipo no Brasil.











(Foto nº 03) Créditos: Senado.gov.











Tabela periódica com destaque para as Terras Raras.










(Foto nº 04) Créditos: Senado.gov.


















O Brasil possui jazidas com os mais altos níveis óxidos de terras-raras do mundo.