sábado, 31 de outubro de 2015











As 10 Plantas Mais Importantes para a Humanidade







A SOJA
(3ª Colocada)










     A primeira notícia que se tem do cultivo da soja como alimento data de 5.000 anos atrás.
    Tudo começou com o imperador chinês Sheng-nung, que foi aclamado o "pai" da agricultura chinesa pelo seu povo, por incentivar a produção agrícola.

    Por volta do ano 200(a.c) o grão da soja era a principal matéria-prima para produção do tofu(leite de soja coalhado), também se produzia o leite natural, o queijo, o pão e óleo. Naquela tempo a soja era muito usada como moeda, ela era trocada por outras mercadorias e vendida apenas à vista.

    A soja como a conhecemos hoje é muito diferente daquela de 5.000 anos atrás, eram plantas rasteiras que cresciam as margens dos rios e lagos, podemos dizer que era uma "soja selvagem". Apenas por volta do século XI(a.c) a soja foi digamos "domesticada" através de cruzamentos genéticos por cientistas chineses. A soja era encontrada na região oriental do Norte da China.

    Tempos depois, a soja é introduzida no Sul da China, chegando ao Japão, Coréia e outros países do Sudeste asiático. A expansão da soja pelo mundo foi muito lenta, sua chegada ao ocidente ocorreu no final do século XV e início do século XVI, era a época das grandes navegações europeias.

    No século XVIII, começam os estudos por pesquisadores europeus com brotos de soja, nos Estados Unidos seu cultivo inicia-se no século XX em seus primeiros anos, sendo criada por volta de 1921 a American Soybean Association(ASA), só então a soja passa para uma escala mundial de produção.

    No Brasil em 1882 já havia cultivos experimentais, porém só em 1901 com o cultivo do grão na Estação Agropecuária de Campinas(SP) e posterior distribuição das sementes aos produtores paulistas, tem inicio oficialmente a cultura do grão no país. Com a migração japonesa ao Brasil em 1908 seu cultivo é intensificado, chagando ao Rio Grande do Sul em 1914.

    A expansão da soja no Brasil começa nos anos 1970, sua produção era de 1,5 milhão de toneladas, atinge os 15 milhões de toneladas em 1979, na safra 2013-2014 foram quase 87 milhões de toneladas, tornando-se a principal cultura do agronegócio nacional, tendo uma grande ajuda dos pesquisadores da EMBRAPA(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).









(Foto nº 01) Créditos: EMBRAPA











Colheitadeira de Soja.













(Foto nº 02) Créditos: EMBRAPA












Plantação de Soja Experimental.








(Foto nº 03) Créditos: EMBRAPA














Vagens de Soja, uma delas aberta.










(Foto nº 04) Créditos: EMBRAPA 














Grãos de Soja Selecionados.








(Foto nº 05) Créditos: EMBRAPA












Cultivares de Sojas Especiais para Alimentação Humana, pesquisada pela EMBRAPA.







''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Atenção: A 2ª colocada será postada em nov-2015


'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''





    

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário