sábado, 25 de junho de 2016








SISTEMAS DE AGROFLORESTAS






     Ernst Gotsch, um cientista nascido na Suíça em 1948, tinha sua pesquisa voltada para o melhoramento genético, especialmente nas plantas forrageiras, seu objeto de estudo era desenvolver genótipos que se tornassem mais resistentes às pragas. Num determinado momento ele indaga a si mesmo: "A resposta que procuro não estará no caminho inverso das minhas pesquisas ?"

     Assim Ernst Gotsch, em seus pensamentos já iniciava o embrião da Agricultura Sintrópica: "Será que produziríamos mais resultado se desenvolvêssemos modos de cultivo onde seriam criadas condições mais favoráveis ao pleno crescimento das plantas ?" A sintropia começa pelo mais simples e vai até o mais complexo.

     Nos anos 70, ele realiza estudos na Suíça e sul da Alemanha, estabelecendo consórcios entre milho e feijão, trigo, ervilha com framboesa, maçã e cereja. Com o sucesso das suas colheitas, surge o termo "Sucessão de Sistemas", por Ernst Gotsch.

    Por volta de 1979, muda-se para a Costa Rica, onde realiza trabalho de recuperação de terras degradadas, ele implanta o Sistema de Agroflorestas, que foram altamente produtivos, tudo isso sem uso de agrotóxicos. 

     Em 1982, Ernst Gotsch finalmente desembarca no Brasil, em 1984 adquire uma fazenda no município de Pirai do Norte no sul da Bahia. A mesma estava completamente esgotada, não havia água e a floresta quase totalmente devastada pelo seu antigo dono, que era madeireiro na região. Então começa a desenvolver seu experimento em Sistemas Agroflorestais Sucessionais, tendo anos depois alcançado alta produtividade, antes eram cerca de 500 hectares de terras improdutivas.

    Hoje ele já tem parte da Mata Atlântica recuperada, são 410 hectares de florestas. Começou com cacau e banana, já produz também milho, mamão e abobora, pupunha e açaí, e outras culturas. Onde antes não tinha água, agora já existem 14 nascentes na região com água o ano inteiro, até o clima na fazenda é mais frio do que em outras áreas próximas.

     As técnicas de Ernst Gotsch podem ser implantadas em vastas regiões do Brasil, como a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, bem como o Altiplano Boliviano.

Veremos a seguir algumas técnicas Agroflorestais:

* Combinação de árvores ou arbustos com espécies agrícolas;

* Combinação de árvores ou arbustos com plantas forrageiras herbáceas e animais;

* Criação ou manejo de animais em consórcios silvi-agrícolas.


     Quer saber mais sobre este assunto ?
acesse: agendagotsch.com
Você verá vídeos incríveis mostrando vários momentos dessa técnica agrícola.








(Foto nº 01) Créditos: EMBRAPA












Consórcio de Bananeiras com Forrageiras.









(Foto nº 02) Créditos: EMBRAPA












Consórcios de plantas Forrageiras com Árvores de Pequeno e Médio Porte.



















     

Nenhum comentário:

Postar um comentário