DENÚNCIA
REDUÇÃO de ÁREA de DOIS PARQUES NACIONAIS no ESTADO DO PARÁ
O governo federal enviou duas medidas provisórias ao congresso, são elas: MP 756/16 e MP 758/16, as mesmas já estão em vigor, porém precisam da aprovação do Congresso Nacional para ter força de lei. Como essas medidas provisórias estão trancando a pauta de votações de outras matérias, serão votadas com urgência nesta semana.
A redução é de 341 mil hectares de terras, suprimindo áreas do Parque Nacional da Jamanxim, localizado nos municípios de Itaituba e Trairão(nome bem sugestivo), e do Parque Nacional do Rio Novo, localizado nos municípios de Itaituba e Novo Progresso, os dois parques estão localizados no estado do Pará.
O governo alega que nas terras irá passar a Estrada de Ferro 170, conhecida como Ferrogrão, detalhe, a obra já está em construção. A intenção do governo é, além de construir a estrada de ferro em área de Proteção Ambiental, de mudar a categoria de Parques Nacionais para Área de Preservação Ambiental(APA), portanto nessa nova condição, será permitida a exploração econômica da região, como a extração de madeira e de minérios, bem como o uso para a agropecuária.
As duas medidas provisórias assustaram a todos que estão em defesa do Meio Ambiente, organizações não-governamentais(ONGs) e até técnicos ambientalistas do próprio governo, que trabalharam ardentemente para que esses dois Parques Nacionais, fossem declarados de Importância Vital para a preservação de nascentes, da vegetação nativa e da vida animal.
Mais numa vez os nossos representantes não dão a atenção devida a questão ambiental, tirando das gerações futuras o direito de um Meio Ambiente saudável e uma melhor qualidade de vida.
" Enviem Mensagens de Protestos ao seus Deputados e Senadores, contra as medidas provisórias comentadas acima"
(Foto nº 01) Créditos: IBAMA
Parque Nacional de Jamanxim, Uma Floresta Densa e Exuberante.
(Foto nº 02) Créditos: IBAMA
(Foto nº 03) Créditos:IBAMA
Parque Nacional do Rio Novo, Uma Beleza Inigualável.
(Foto nº 04) Créditos:IBAMA
Parque Nacional do Rio Novo, o Que a Natureza Levou Séculos para Construir, Uma Medida Provisória Pulverizará em minutos no Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário