FORTE SANTO ANTÔNIO
DA BARRA
(Salvador/BA)
(Salvador/BA)
(Matéria Turística nº 12)
ENTRADA PRINCIPAL do FORTE de SANTO ANTÔNIO da BARRA, VEJA ACIMA do PORTAL o BRASÃO do IMPÉRIO, AFIXADO APÓS a NOSSA INDEPENDÊNCIA.
(Foto nº10) Créditos: O Marco Ambiental
SANTO ANTÔNIO COM o MENINO JESUS, o CORPO EM TERRACOTA é do FINAL do SÉCULO XVIII, PORÉM a CABEÇA, PÉS, MÃOS e MENINO, SÃO de MADEIRA POLICROMADA, do FINAL do SÉCULO XIX.
(Foto nº 11) Créditos: O Marco Ambiental
TEMOS VÁRIAS JARRAS DE AZEITE, FRAGMENTOS do CASCO do NAVIO do GALEÃO SACRAMENTO.
(Foto n º 12) Créditos: O Marco Ambiental
PRATOS, TIGELAS, JARROS E VASOS SÃO PARTES de UM APARELHO de MESA em FAIANÇA PORTUGUESA do SÉCULO XVII.
(Foto nº 13) Créditos: O Marco Ambiental
CAPACETE de ESCAFANDRO, FABRICADO em BRONZE e VIDRO, EQUIPAVA o EXTINTO NAVIO de SALVAMENTO SUBMARINO GASTÃO MOUTINHO, da MARINHA do BRASIL
(Foto nº 14) Créditos: O Marco Ambiental
PREVISOR de MARÉS, PRIMEIRO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA PREVISÃO da ALTURA das MARÉS na AMÉRICA LATINA. REGISTRAVA a MUDANÇA das MARÉS e CALCULAVA as VARIAÇÕES FUTURAS, FUNCIONOU ATÉ 1928.
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OBSERVAÇÃO: As fotos utilizadas nesta matéria foram doadas ao acervo do blog: O Marco Ambiental, pelo engenheiro ambiental Kennedy Francys, Doutorando pela UFPE.
Em 1º de novembro de 1501, Américo Vespúcio, comandante da esquadra lusitana para exploração dos novos territórios conquistados naquela época, chega na entrada da barra no dia de Todos os Santos.
Essa ponta da barra fica conhecida por "Ponta do Padrão" e, depois "Ponta de Santo Antônio". Neste local foi construído o primeiro forte do Brasil, Forte de Santo Antônio da Barra por volta de 1536(século XVI), no seu interior foi erguido um farol que teve a sua instalação em 1698(século XVII). Era uma torre em forma quadrangular e possuía uma lanterna de bronze envidraçada, que ficava no topo, a mesma era alimentada por óleo de baleia.
O forte sofreu sua primeira reforma e ampliação entre 1583 e 1587, posteriormente entre 1596 e 1602, o forte foi reconstruído, em pedra e cal, passou a ser uma torre octogonal, o projeto foi realizado pelo engenheiro-mor de Portugal, Leonardo Torriani.
Durante a invasão holandesa(1624-1625), o forte que tinha uma posição estratégica foi ocupado pelos holandeses, mas foi recuperado no ano seguinte a invasão. Por volta de 1839, foi inaugurado um novo farol, que veio a substituir o anterior, esse novo farol foi fabricado pelos ingleses e o seu alcance chegava a 18 milhas. tivemos outro farol instalado em 1890 e finalmente o farol foi eletrificado em 1937.
Logo após a Independência do Brasil, foi colocado um Brasão do Império na entrada principal do forte. No ano de 1938, o mesmo foi tombado pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O conjunto do forte e do farol passou a ser uma atração para os turistas, sendo administrado pela Marinha, lá você encontra disponíveis um bar e uma biblioteca, bem como o "Museu Náutico da Bahia".
(Foto nº 01) Créditos: O Marco Ambiental
ENTRADA PRINCIPAL do FORTE de SANTO ANTÔNIO da BARRA, VEJA ACIMA do PORTAL o BRASÃO do IMPÉRIO, AFIXADO APÓS a NOSSA INDEPENDÊNCIA.
(Foto nº 02) Créditos: O Marco Ambiental
O FORTE BEM ILUMINADO a NOITE, FOI o PRIMEIRO a SER CONSTRUÍDO no BRASIL.
(Foto nº 03) Créditos: O Marco Ambiental
VISTA do ALTO MAR ATRAVÉS do PÁTIO EXTERNO.
(Foto nº 04) Créditos: O Marco Ambiental
O FAROL da BARRA em TODA SUA IMPONÊNCIA.
(Foto nº 05) Créditos: O Marco Ambiental
O FAROL SENDO VISTO POR DENTRO, COM SUA LUMINÁRIA AO CENTRO.
(Foto nº 06) Créditos: O Marco Ambiental
ÁBACO(Tábua de Cálculos), COM PARÂMETRO dos DIMENSIONAMENTOS ESTRUTURAIS e FUNCIONAIS, PARA PERFEITA CONSTRUÇÃO do SAVEIRO de DIVERSAS CAPACIDADES.
(Foto nº 07) Créditos: O Marco Ambiental
FATEIXA, a MAIS ANTIGA ÂNCORA CONFECCIONADA PELA MÃO do HOMEM, CONSTITUÍDA POR UMA CRUZETA de MADEIRA, ONDE UMA PEDRA e FIXADA POR 4 PERNAS de CIPÓ QUE SÃO AMARRADAS ao CABO de FUNDEIO da EMBARCAÇÃO.
(Foto nº 08) Créditos: O Marco Ambiental
ESTA SALA TEM REPLICAS das NAUS e CARAVELAS DAQUELE ÉPOCA, COMO VOCÊS VEEM TODAS em MINIATURAS.
(Foto nº 09) Créditos: O Marco Ambiental
ESTE é UM MODELO de NAU PORTUGUESA do FINAL do SÉCULO XVI. POSSUÍA VELAS REDONDAS nos DOIS MASTROS de VANTE e VELA LATINA(MEZENA) no MASTRO de RÉ.
(Foto nº10) Créditos: O Marco Ambiental
SANTO ANTÔNIO COM o MENINO JESUS, o CORPO EM TERRACOTA é do FINAL do SÉCULO XVIII, PORÉM a CABEÇA, PÉS, MÃOS e MENINO, SÃO de MADEIRA POLICROMADA, do FINAL do SÉCULO XIX.
(Foto nº 11) Créditos: O Marco Ambiental
TEMOS VÁRIAS JARRAS DE AZEITE, FRAGMENTOS do CASCO do NAVIO do GALEÃO SACRAMENTO.
(Foto n º 12) Créditos: O Marco Ambiental
PRATOS, TIGELAS, JARROS E VASOS SÃO PARTES de UM APARELHO de MESA em FAIANÇA PORTUGUESA do SÉCULO XVII.
(Foto nº 13) Créditos: O Marco Ambiental
CAPACETE de ESCAFANDRO, FABRICADO em BRONZE e VIDRO, EQUIPAVA o EXTINTO NAVIO de SALVAMENTO SUBMARINO GASTÃO MOUTINHO, da MARINHA do BRASIL
(Foto nº 14) Créditos: O Marco Ambiental
PREVISOR de MARÉS, PRIMEIRO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA PREVISÃO da ALTURA das MARÉS na AMÉRICA LATINA. REGISTRAVA a MUDANÇA das MARÉS e CALCULAVA as VARIAÇÕES FUTURAS, FUNCIONOU ATÉ 1928.
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OBSERVAÇÃO: As fotos utilizadas nesta matéria foram doadas ao acervo do blog: O Marco Ambiental, pelo engenheiro ambiental Kennedy Francys, Doutorando pela UFPE.
Linda matéria, bem elaborada.
ResponderExcluirGoretti