sábado, 28 de abril de 2012

O MAR de ARAL

                                                                         ( The Aral Sea)

(A Maior Tragédia Ecológica da Humanidade )
( The greatest ecological tragedy of humanity)

Reportagem Especial nº 01


                    Conhecida como o Mar de Aral, porém, na realidade é um grande Lago, que é alimentado por dois rios principais, Syr Darya e Amu Darya, ele forma uma fronteira natural entre Kasaquistão e o Uzbequistão. Era reconhecido como o quarto maior lago do mundo até meados de 1960.
                     A destruição do Mar de Aral é um claro exemplo de Desenvolvimento sem Sustentação Ambiental. Sabemos que ainda hoje, nós seres humanos continuamos a desperdiçar a água, lembremos que este é um recurso natural finito.

                      O Mar de Aral antes do início da tragédia,segundo diversos cientistas que afirmam como sendo o ano de 1960, possuía mais de 1100 ilhas, que eram separadas por lagoas e estreitos, na língua Kasaque a palavra Aral significa "ilha", a Kok Aral, a maior de todas as ilhas, se transformou hoje em uma Península.










 Kok Aral, agora é uma península
  (parte de baixo da foto)






créditos : Wikipédia

    
                   Embora o Mar de Aral se localize entre dois países, Kasaquistão e Uzbequistão, existem mais três que compartilham a bacia do Mar de Aral, Turkmenistão; Tadjiquistão e Kirguizistão, os dois sistemas fluviais principais, mantinham um nível regular no lago ao longo dos séculos.
                   No lago havia diversas espécies de peixes, inclusive espécies que só habitavam o Mar de Aral, um deles era o esturjão de Aral. O lago supria a indústria pesqueira local com mais de 40 toneladas por ano, tinham vasta riqueza biológica. Em torno do lago havia populações de animais selvagens como : javalis; lobos; raposas; antílopes(saikas); almíscares(cabras montanhesas); patos; gansos e perus.
                   
                   No começo a população era nômade, depois o império Russo fixou a população em comunidades agrícolas. No fim do século XIX, o algodão estava sendo cultivado em grande escala, devido ao uso de tecnologia de irrigação.










Dois rios principais
 Syr Darya e Amu Darya






            


                   Na década de 20 a área irrigada foi aumentada consideravelmente, no final dos anos 30 , o Ministro Soviético das Águas, começou um grande desvio de água com finalidade de irrigar as estepes do Kasaquistão, Uzbequistão e Turkmenistão. No final da década de 40, grandes volumes de água do rio Syr Darya foram desviados para fins agrícolas.
                     O programa de propriedade coletiva de Stalin, trouxe graves consequências para culrura Kasaque(nômades), mais de um milhão de pessoas morreram ou abandonaram a região. Nos anos 50, 60 e 70, vários canais foram construídos, a União Soviética queria se tornar auto-suficiente em algodão e trigo.
                      Porém os problemas começaram a surgir. Devido a elevada evaporação as terras passaram a ter alto teor de salinidade, grandes desvios de águas, erros de construção dos sistemas e sua equivocada manutenção, má gestão dos recursos hídricos e tantos outros, foram indicados como as causas da diminuição do volume no Mar de Aral, prejudicando o equilíbrio ecológico na região.




                 




Encolhimento do Mar de Aral
( Shrinkage of the Aral Sea)
















                       O Governo Soviético para produzir mais algodão, cometeu um grave erro, foram arrancados milhares de árvores inclusive de "amoras". O interesse em expandir a produção de algodão para terras desertas aumentou consideravelmente a dependência da Asia Central a sistemas de irrigação.
                      Certa época a área plantada chegou a 7 milhões de ha(hectares), metade era para algodão e a outra metade produzia arroz; milho; trigo; legumes; frutas e forragens para criação de gado.




                      O volume de água que chegava ao Mar de Aral era de 55 bilhões de metros cúbicos até meados de 1960, durante os anos 80 essa média caiu assustadoramente pra 7 bilhões de metros cúbicos, hoje especialistas calculam que entre 1 a 5 bilhões de metros cúbicos de água chegam ao lago. Por volta de 2020, provavelmente estará completamente "SECO", segundo previsão de vários cientistas e pesquisadores. Se nada for feito pelos governos dos países da Asia Central, ligados direta ou indiretamente ao Mar de Aral, o mesmo morrerá em definitivo, trazendo graves tragédias para região.






                                                  Mar de Aral em (1989) e aqui em (2008)




                        Tragédias que já vem ocorrendo: a) Degradação ambiental da bacia do Mar de Aral, b)Desertificação de vastas regiões irrigadas pela salinização do solo, c)Colapso da indústria pesqueira, que durou comercialmente até 1980, d)Dois grandes importantes portos, nas cidades de "Aralsk" e " Moynad", hoje são portos secos abandonados, com navios encalhados sem nenhuma condição de uso, o mar ficou a quilômetros de distância, e) Mudanças climáticas serias como: verões mais curtos e mais secos e invernos mais longos e muito mais frios, f)As condições sanitárias atualmente são precárias, os produtos químicos utilizados nos campos agrícolas, terminaram contaminando ainda mais o Mar de Aral, deixando sua água imprópria para consumo humano, bem como para os animais.


                          






Porto de Aralsk
(Aralsk Harbor)






Porto abandonado
( Abandoned Harbor)




                                                                                                                                                                                


                         Os agrotóxicos pulverizados nos campos, escoam e se infiltram no subsolo e acumulam na água em níveis alarmantes, já foram detectados vários casos de "anemia" na população, o alto teor de salinização na água tem levado as pessoas da região a apresentar alto índice de "doenças renais".
                          As tempestades de poeiras estão ocasionando possíveis casos de "doenças respiratórias". Temos ainda um serio problema de contaminação ambiental, o governo soviético realizava em uma das ilhas do Mar de Aral ( Ilha de Vogrozhdeniye) experiência com armas biológicas, descobriu-se que havia sido enterrados muitos barris da bactéria "Antrax", amostras feitas no local (solo), indicaram que alguns esporos continuam "vivos".














                                                           Observem passo a passo
                                                           ( Watch step by step )
                                                            


                      
                          Sabemos que o Mar de Aral tem no seu futuro um sombrio destino, pois hoje é uma catástrofe ambiental , à medida que o nível de água se reduz e o ecossistema gradualmente se degrada, temos um ambiente em condições de vida e saúde precárias para população da região, se não encontrarmos soluções para todos esses problemas, a humanidade terá provocado " O Maior Desastre Ecológico do Nosso Planeta".







              Navio Encalhado
              ( Stranded Ship )
              
  
Resposta da nossa enquete: no dia 14/04/2012 perguntamos:
Vc sabe onde fica? R: Praia de Porto de Galinhas na cidade de Ipojuca, Estado de Pernambuco-Brasil.

Answer our poll: on 14.04.2012 asked.
You know this place ? R: Port of Chickens Beach, in the city Ipojuca, State of Pernambuco-Brazil.


 

Recomendação: "A tragédia ecológica do Mar de Aral"
                              de: Rama Sampath Kumar


Recommendation : " The tragedy of the Aral Sea ecological"
                                  of : Rama Samtath Kumar




                        







sábado, 21 de abril de 2012

DESEQUILÍBRIO  ECOLÓGICO
(Ecological Unbalance )



                                 Normalmente causado por ação antrópica. Onde o ser humano introduz uma espécie em outras regiões, sem nenhum estudo prévio de impacto ambiental.
                                  Temos vários casos, um deles muito conhecido, foi a introdução dos "coelhos" da América do Sul  na Austrália. Como não havia raposas para caça, os ingleses resolveram importar os coelhos para praticar um dos seus esportes favoritos, caça à raposa, Mas, na Austrália não havia predadores naturais para coelhos, como a nossa onça pintada e outros animais.

                                   Todos nós sabemos que o coelho se reproduz muito rápido, em pouco tempo havia uma superpopulação na Austrália, a consequência foi que as plantações passaram a ser devoradas por eles. Inúmeras tentativas foram feitas para erradicar os coelhos, nenhuma deu resultado, uma das tentativas foi a criação de um vírus para exterminar os coelhos.




Desenho créditos: Wikipédia



                                Inicialmente milhões de coelhos foram dizimados, porém com passar do tempo os coelhos desenvolveram anticorpos, se tornando imunes à ação do vírus. hoje os coelhos continuam na Austrália proliferando-se e destruindo as plantações.      

                               Outro exemplo também vem da Austrália, para combater praga da "broca" na cana-de-açucar dos Australianos, importaram do Brasil nosso "sapo-boi", animal esse que devora os besouros em grandes porções. 
                                No início o sapo cumpriu sua função, devorar os besouros, só que ao extinguir os besouros, os sapos passaram  a comer os outros insetos da região, chegando em alguns lugares até a se alimentar de pequenos anfíbios da região, como rãs e pererecas. Mais uma vez ocorreu desequilíbrio ecológico, pois não havia um predador natural na Austrália, no Brasil temos o "furão" que se alimenta  de ovos de sapos.


 

                                                                                                                                                                                   
Desenho créditos : Wikipédia
Tapiti (Sylvilagus brasiliensis)
coelho(rabbit)


                            Esses dois casos nos mostra quanto a natureza é frágil no seu equilíbrio ambiental, portanto devemos ter o maior cuidado, ou melhor dizendo, temos o dever de sempre elaborar um estudo detalhado, para a introdução de qualquer espécie de animal ou mesmo espécie vegetal em outra região. Evitariamos grandes desequilíbrios ecológicos.
                            




Sapo-boi
(ox-toad)





créditos: animais.culturamix.com





                                                        FRAGMENTOS DE UMA VIDA
                                                                 (Fragments of a life)


                              Certa feita, um homem disse-lhe que ficava espantado com o que ela fazia, que não daria banho em um leproso nem por um milhão de dólares. Ela respondeu : Eu também não.

                               Ela é  Madre Teresa de Calcutá.

Essa é uma pequena passagem do livro ÁGAPE de Padre Marcelo Rossi (pag.66).

.................................................................................................................................................................

Recomendação: Pesquisar o livro " O Meio Ambiente em Debate " do Professor e Biológo  Samuel Murgel Branco.
        



Resposta da nossa enquete : No dia 07 de abril de 2012 perguntamos, que animal é esse ?
Peixe Napoleão: Seu habitat é o oceano Pacífico-Índico, chega a medir 2,30m e pesa cerca de 190kg.


Answer our pull : on 07.04.2012 asked, What animal is this ?
Napoleon fish: Their habitat is the Pacífic-Indian Ocean, comes to be measured 2,30m  and weighs about 190kg.


Você sabe onde fica? R: Parque Nacional do Catimbau (Antigo Vale do Catimbau) na cidade de Buíque, estado de Pernambuco-Brasil.

You know this place ? R: National Park Catimbau ( Ancient Valley Catimbau)
in the city of Buíque, state of Pernambuco-Brazil.






















sábado, 14 de abril de 2012

O PETRÓLEO
E SEUS DERIVADOS
( the petroleum and its derivatives )

Parte 2

                          As substâncias químicas fazem parte da natureza, tendo sido extraídas e utilizadas desde os primórdios da civilização humana para os mais diversos fins. Esta utilização vem crescendo ao longo do tempo e aumentando significativamente com a industrialização, quando começam também, de foma importante, a produção de substâncias sintéticas. Esta evolução, que trouxe avanços consideráveis e decisivos, também houve impacto marcante no meio ambiente e na saúde da população da terra em razão da poluição e contaminação dela decorrentes.
                           Então escolhemos três produtos derivados da NAFTA que são: Benzeno; Tolueno e Xileno, descreveremos a seguir cada um deles:


BENZENO
(benzene)

                           O benzeno é um hidrocarboneto aromático, de fórmula C6H6, também chamado benzol, ciclohexatrieno, hidreto de fenila e nafta de carvão.É usado em lubrificantes, peças automotivas, tintas seladoras e preparados de lavanderias.


EFEITOS AMBIENTAIS
( Environmental effects)

                            O benzeno apresenta nível de risco alto para sistemas aquáticos. Possui média persistência ambiental e tende a evaporar se a contaminação for superficial.
                             Apresenta, ainda, as seguintes características em relação ao meio ambiente :


MOBILIDADE: O potencial para mobilidade no solo é muito alto.
(mobility)

DEGRADABILIDADE:  A degradação em condições atmosféricas ambientais é esperado no período de dias a semanas, é sujeito á fotodegradação na água, quando exposto diretamente à luz solar; a meia-vida de fotólise na água e de aproximadamente 17 dias.

BIODEGRADABILIDADE: A biodegradação sob condições aeróbicas estáticas em laboratório é alta.
(biodegradability)

BIOACUMULAÇÃO: O potencial de bioconcentração é baixo.
(bioaccumulation)

Intoxicação por benzeno : Benzenismo

OBS: É considerado carcinógeno 



TOLUENO
(Toluene)


                               O tolueno é um hidrocarboneto aromático, também conhecido como toluol, metilbenzeno, metilbenzol, fenilmetano e tem fórmula molecular C6 H5 CH3 é empregado em produtos de consumo ou materiais de construção, como filmes adesivos; tintas; spray; produtos de limpeza e polimentos automotivos; compensados; produtos para dar acabamento em couros e móveis; impermeabilizantes; solventes e várias tintas e materiais artísticos.
                                 É classificado como altamente inflamável e tóxico.

EFEITOS AMBIENTAIS
                              

                            O tolueno é facilmente decomposto por microorganismos no solo e no ar, a substância combina-se com oxigênio formando benzaldeido e cresol, que pode ser prejudicial à saúde das pessoas.
                            O tolueno apresenta nível de risco médio para sistemas aquáticos.É um líquido inflamável e pode acumular carga estática por fluxo ou agitação. Os vapores são mais pesados que o ar e pode propagar-se em longas distâncias até fontes de ignição e inflamar-se. Forma misturas explosivas com ar acima de 4º C. 


MOBILIDADE: É um produto volátil,apresenta mobilidade moderada no solo.


DEGRADABILIDADE: Quanto á degradabilidade, a hidrólise e fotólise direta no solo não são significativas.

BIODEGRADABILIDADE: É um produto biodegradável.


BIOACUMULAÇÃO: O tolueno, em certas concentrações na atmosfera, forma misturas explosivas e tóxicas, é prejudicial a vida aquática, e pode contaminar o lençol freático.



XILENO
(Xylene)


                               Ele é uma mistura dos isômeros orto; meta; para-xileno e do etilbenzeno. Os vapores inflamáveis podem ser liberados, e quando ocorre inalação dos vapores os mesmos são irritantes e depressores do Sistema Nervoso Central, seus efeitos no organismo humano vão desde dores de cabeça; tonturas; náuseas; vertigens; inconsciência; até edema pulmonar levando ao coma e a morte em condições severas de exposição.


EFEITOS AMBIENTAIS


                             O xileno é degradado na atmosfera por reação fotoquímica produzindo os radicais hidroxila.Seus vapores no ar deixam o ambiente perigosamente explosivo e tóxico. Altas concentrações inibem a biodegradação. A velocidade de biodegradação depende de fatores climáticos; diluição e dos microorganismos presentes. Quando ele é derramado no solo, parte deverá ser evaporado e parte deverá ser degradado, e uma parte deverá ser lixiviado e percolar contaminando o lençol freático, portanto prejudicando sua utilização plena. Nunca é esperado uma bioconcentração de xileno significativa no solo.


Recomendação: Leiam o livro " Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno " do Ministério da Saúde e pesquise no site: uol.educação.com



                            












Você sabe onde fica ?
( You know this place )










Créditos: portal globo G1

sábado, 7 de abril de 2012

O PETRÓLEO
E SEUS DERIVADOS
( the petroleum and its derivatives )

Parte 1

            É formado a partir da decomposição de matéria orgânica como :  plantas; animais marinhos; vegetação típica de região alagadiça, o petróleo é encontrado somente em terreno sedimentar, sendo formado durante milhões de anos.
            Basicamente sua composição é o hidrocarboneto, uma substância composta de hidrogênio e carbono, à qual se juntam átomos de oxigênio; nitrogênio e enxofre, bem como de íons metálicos.
             A produção de petróleo é medida por barris, cada barril tem capacidade de 159 litros, são feitos estudos no campo da geologia e da geofísica. Após essa fase, entra-se na área da perfuração, iniciando-se com a abertura de um poço, onde é utilizada uma sonda para verificar a existência de petróleo. Com o resultado positivo são perfurados outros poços para se avaliar  o potencial da jazida.
             O petróleo na forma bruta não tem nenhuma aplicação direta. É necessário o processo de refino, do qual se obtém os derivados, sendo assim temos além da extração, mais três fases na cadeia produtiva: transporte de óleo cru, que são realizados por navios petroleiros e oleodutos; refino; distribuição, realizada por caminhões tanques.
              O petróleo é transformado em seus derivados por meio de ebulição para fracionamento dos diversos componentes. Os derivados de petróleo mais utilizados são: gasolina; óleo diesel; nafta; gás liquefeito; querosene de aviação e iluminação; asfalto; lubrificante; combustível marítimo; solventes; parafinas e muitos outros produtos. Na próxima postagem, iremos descrever os riscos que podem trazer ao Meio Ambiente de alguns subprodutos da Nafta.








Que Animal é Esse ?
( what animal is this ? )








créditos : slideshow













Você Sabe Onde Fica ?
( You know this place ?)







créditos: O Marco Ambiental 










Resposta da nossa enquete : no dia 30/03/2012 perguntamos. que animal é esse ?
Answer our poll : on 30.03.2012 asked. What animal is this ?


Cavalo Marinho Pigmeu : Utiliza-se da camuflagem para evitar predadores.
Pygmy seahorse : Makes use of camouflage to avoid  predators





Você já leu novo código florestal brasileiro ?

Estamos preparando uma matéria tipo: quadro comparativo,para verificarmos as mudanças ocorridas entre o antigo código florestal (Lei n º 4.771- 15/09/1965) e o novo código.

Você poderá emitir sua opinião sobre esse assunto.Faça seu comentário aqui no blog.