sábado, 28 de abril de 2012

O MAR de ARAL

                                                                         ( The Aral Sea)

(A Maior Tragédia Ecológica da Humanidade )
( The greatest ecological tragedy of humanity)

Reportagem Especial nº 01


                    Conhecida como o Mar de Aral, porém, na realidade é um grande Lago, que é alimentado por dois rios principais, Syr Darya e Amu Darya, ele forma uma fronteira natural entre Kasaquistão e o Uzbequistão. Era reconhecido como o quarto maior lago do mundo até meados de 1960.
                     A destruição do Mar de Aral é um claro exemplo de Desenvolvimento sem Sustentação Ambiental. Sabemos que ainda hoje, nós seres humanos continuamos a desperdiçar a água, lembremos que este é um recurso natural finito.

                      O Mar de Aral antes do início da tragédia,segundo diversos cientistas que afirmam como sendo o ano de 1960, possuía mais de 1100 ilhas, que eram separadas por lagoas e estreitos, na língua Kasaque a palavra Aral significa "ilha", a Kok Aral, a maior de todas as ilhas, se transformou hoje em uma Península.










 Kok Aral, agora é uma península
  (parte de baixo da foto)






créditos : Wikipédia

    
                   Embora o Mar de Aral se localize entre dois países, Kasaquistão e Uzbequistão, existem mais três que compartilham a bacia do Mar de Aral, Turkmenistão; Tadjiquistão e Kirguizistão, os dois sistemas fluviais principais, mantinham um nível regular no lago ao longo dos séculos.
                   No lago havia diversas espécies de peixes, inclusive espécies que só habitavam o Mar de Aral, um deles era o esturjão de Aral. O lago supria a indústria pesqueira local com mais de 40 toneladas por ano, tinham vasta riqueza biológica. Em torno do lago havia populações de animais selvagens como : javalis; lobos; raposas; antílopes(saikas); almíscares(cabras montanhesas); patos; gansos e perus.
                   
                   No começo a população era nômade, depois o império Russo fixou a população em comunidades agrícolas. No fim do século XIX, o algodão estava sendo cultivado em grande escala, devido ao uso de tecnologia de irrigação.










Dois rios principais
 Syr Darya e Amu Darya






            


                   Na década de 20 a área irrigada foi aumentada consideravelmente, no final dos anos 30 , o Ministro Soviético das Águas, começou um grande desvio de água com finalidade de irrigar as estepes do Kasaquistão, Uzbequistão e Turkmenistão. No final da década de 40, grandes volumes de água do rio Syr Darya foram desviados para fins agrícolas.
                     O programa de propriedade coletiva de Stalin, trouxe graves consequências para culrura Kasaque(nômades), mais de um milhão de pessoas morreram ou abandonaram a região. Nos anos 50, 60 e 70, vários canais foram construídos, a União Soviética queria se tornar auto-suficiente em algodão e trigo.
                      Porém os problemas começaram a surgir. Devido a elevada evaporação as terras passaram a ter alto teor de salinidade, grandes desvios de águas, erros de construção dos sistemas e sua equivocada manutenção, má gestão dos recursos hídricos e tantos outros, foram indicados como as causas da diminuição do volume no Mar de Aral, prejudicando o equilíbrio ecológico na região.




                 




Encolhimento do Mar de Aral
( Shrinkage of the Aral Sea)
















                       O Governo Soviético para produzir mais algodão, cometeu um grave erro, foram arrancados milhares de árvores inclusive de "amoras". O interesse em expandir a produção de algodão para terras desertas aumentou consideravelmente a dependência da Asia Central a sistemas de irrigação.
                      Certa época a área plantada chegou a 7 milhões de ha(hectares), metade era para algodão e a outra metade produzia arroz; milho; trigo; legumes; frutas e forragens para criação de gado.




                      O volume de água que chegava ao Mar de Aral era de 55 bilhões de metros cúbicos até meados de 1960, durante os anos 80 essa média caiu assustadoramente pra 7 bilhões de metros cúbicos, hoje especialistas calculam que entre 1 a 5 bilhões de metros cúbicos de água chegam ao lago. Por volta de 2020, provavelmente estará completamente "SECO", segundo previsão de vários cientistas e pesquisadores. Se nada for feito pelos governos dos países da Asia Central, ligados direta ou indiretamente ao Mar de Aral, o mesmo morrerá em definitivo, trazendo graves tragédias para região.






                                                  Mar de Aral em (1989) e aqui em (2008)




                        Tragédias que já vem ocorrendo: a) Degradação ambiental da bacia do Mar de Aral, b)Desertificação de vastas regiões irrigadas pela salinização do solo, c)Colapso da indústria pesqueira, que durou comercialmente até 1980, d)Dois grandes importantes portos, nas cidades de "Aralsk" e " Moynad", hoje são portos secos abandonados, com navios encalhados sem nenhuma condição de uso, o mar ficou a quilômetros de distância, e) Mudanças climáticas serias como: verões mais curtos e mais secos e invernos mais longos e muito mais frios, f)As condições sanitárias atualmente são precárias, os produtos químicos utilizados nos campos agrícolas, terminaram contaminando ainda mais o Mar de Aral, deixando sua água imprópria para consumo humano, bem como para os animais.


                          






Porto de Aralsk
(Aralsk Harbor)






Porto abandonado
( Abandoned Harbor)




                                                                                                                                                                                


                         Os agrotóxicos pulverizados nos campos, escoam e se infiltram no subsolo e acumulam na água em níveis alarmantes, já foram detectados vários casos de "anemia" na população, o alto teor de salinização na água tem levado as pessoas da região a apresentar alto índice de "doenças renais".
                          As tempestades de poeiras estão ocasionando possíveis casos de "doenças respiratórias". Temos ainda um serio problema de contaminação ambiental, o governo soviético realizava em uma das ilhas do Mar de Aral ( Ilha de Vogrozhdeniye) experiência com armas biológicas, descobriu-se que havia sido enterrados muitos barris da bactéria "Antrax", amostras feitas no local (solo), indicaram que alguns esporos continuam "vivos".














                                                           Observem passo a passo
                                                           ( Watch step by step )
                                                            


                      
                          Sabemos que o Mar de Aral tem no seu futuro um sombrio destino, pois hoje é uma catástrofe ambiental , à medida que o nível de água se reduz e o ecossistema gradualmente se degrada, temos um ambiente em condições de vida e saúde precárias para população da região, se não encontrarmos soluções para todos esses problemas, a humanidade terá provocado " O Maior Desastre Ecológico do Nosso Planeta".







              Navio Encalhado
              ( Stranded Ship )
              
  
Resposta da nossa enquete: no dia 14/04/2012 perguntamos:
Vc sabe onde fica? R: Praia de Porto de Galinhas na cidade de Ipojuca, Estado de Pernambuco-Brasil.

Answer our poll: on 14.04.2012 asked.
You know this place ? R: Port of Chickens Beach, in the city Ipojuca, State of Pernambuco-Brazil.


 

Recomendação: "A tragédia ecológica do Mar de Aral"
                              de: Rama Sampath Kumar


Recommendation : " The tragedy of the Aral Sea ecological"
                                  of : Rama Samtath Kumar




                        







2 comentários:

  1. Uma tragédia anunciada a décadas,onde nada foi feito, hoje vemos sua consequência.

    ResponderExcluir
  2. Uma tragédia sim, estamos prestes a repetir aqui no Brasil, com esta tal de Transposição do Rio São Francisco, onde nossos políticos só buscam os votos dos inocentes. que vê na hora da Manutenção desse sistema quem vai supervisionar tudo, será velho QI: Quem Indica, que vai gerenciar ?

    ResponderExcluir