sábado, 14 de abril de 2012

O PETRÓLEO
E SEUS DERIVADOS
( the petroleum and its derivatives )

Parte 2

                          As substâncias químicas fazem parte da natureza, tendo sido extraídas e utilizadas desde os primórdios da civilização humana para os mais diversos fins. Esta utilização vem crescendo ao longo do tempo e aumentando significativamente com a industrialização, quando começam também, de foma importante, a produção de substâncias sintéticas. Esta evolução, que trouxe avanços consideráveis e decisivos, também houve impacto marcante no meio ambiente e na saúde da população da terra em razão da poluição e contaminação dela decorrentes.
                           Então escolhemos três produtos derivados da NAFTA que são: Benzeno; Tolueno e Xileno, descreveremos a seguir cada um deles:


BENZENO
(benzene)

                           O benzeno é um hidrocarboneto aromático, de fórmula C6H6, também chamado benzol, ciclohexatrieno, hidreto de fenila e nafta de carvão.É usado em lubrificantes, peças automotivas, tintas seladoras e preparados de lavanderias.


EFEITOS AMBIENTAIS
( Environmental effects)

                            O benzeno apresenta nível de risco alto para sistemas aquáticos. Possui média persistência ambiental e tende a evaporar se a contaminação for superficial.
                             Apresenta, ainda, as seguintes características em relação ao meio ambiente :


MOBILIDADE: O potencial para mobilidade no solo é muito alto.
(mobility)

DEGRADABILIDADE:  A degradação em condições atmosféricas ambientais é esperado no período de dias a semanas, é sujeito á fotodegradação na água, quando exposto diretamente à luz solar; a meia-vida de fotólise na água e de aproximadamente 17 dias.

BIODEGRADABILIDADE: A biodegradação sob condições aeróbicas estáticas em laboratório é alta.
(biodegradability)

BIOACUMULAÇÃO: O potencial de bioconcentração é baixo.
(bioaccumulation)

Intoxicação por benzeno : Benzenismo

OBS: É considerado carcinógeno 



TOLUENO
(Toluene)


                               O tolueno é um hidrocarboneto aromático, também conhecido como toluol, metilbenzeno, metilbenzol, fenilmetano e tem fórmula molecular C6 H5 CH3 é empregado em produtos de consumo ou materiais de construção, como filmes adesivos; tintas; spray; produtos de limpeza e polimentos automotivos; compensados; produtos para dar acabamento em couros e móveis; impermeabilizantes; solventes e várias tintas e materiais artísticos.
                                 É classificado como altamente inflamável e tóxico.

EFEITOS AMBIENTAIS
                              

                            O tolueno é facilmente decomposto por microorganismos no solo e no ar, a substância combina-se com oxigênio formando benzaldeido e cresol, que pode ser prejudicial à saúde das pessoas.
                            O tolueno apresenta nível de risco médio para sistemas aquáticos.É um líquido inflamável e pode acumular carga estática por fluxo ou agitação. Os vapores são mais pesados que o ar e pode propagar-se em longas distâncias até fontes de ignição e inflamar-se. Forma misturas explosivas com ar acima de 4º C. 


MOBILIDADE: É um produto volátil,apresenta mobilidade moderada no solo.


DEGRADABILIDADE: Quanto á degradabilidade, a hidrólise e fotólise direta no solo não são significativas.

BIODEGRADABILIDADE: É um produto biodegradável.


BIOACUMULAÇÃO: O tolueno, em certas concentrações na atmosfera, forma misturas explosivas e tóxicas, é prejudicial a vida aquática, e pode contaminar o lençol freático.



XILENO
(Xylene)


                               Ele é uma mistura dos isômeros orto; meta; para-xileno e do etilbenzeno. Os vapores inflamáveis podem ser liberados, e quando ocorre inalação dos vapores os mesmos são irritantes e depressores do Sistema Nervoso Central, seus efeitos no organismo humano vão desde dores de cabeça; tonturas; náuseas; vertigens; inconsciência; até edema pulmonar levando ao coma e a morte em condições severas de exposição.


EFEITOS AMBIENTAIS


                             O xileno é degradado na atmosfera por reação fotoquímica produzindo os radicais hidroxila.Seus vapores no ar deixam o ambiente perigosamente explosivo e tóxico. Altas concentrações inibem a biodegradação. A velocidade de biodegradação depende de fatores climáticos; diluição e dos microorganismos presentes. Quando ele é derramado no solo, parte deverá ser evaporado e parte deverá ser degradado, e uma parte deverá ser lixiviado e percolar contaminando o lençol freático, portanto prejudicando sua utilização plena. Nunca é esperado uma bioconcentração de xileno significativa no solo.


Recomendação: Leiam o livro " Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno " do Ministério da Saúde e pesquise no site: uol.educação.com



                            












Você sabe onde fica ?
( You know this place )










Créditos: portal globo G1

5 comentários: