sábado, 5 de maio de 2012

CHUVAS ÁCIDAS


( Acidics Rains )


                  É apenas uma entre tantas outras, das consequências da poluição atmosférica, fenômeno este que é observado em várias regiões do nosso planeta. O mais grave é que, na maioria dos casos ocorre em cidades ou até mesmo em países distantes das "fontes poluidoras"

                   Acredita-se que essa corrosão(efeito das chuvas ácidas ) tenha sido verificada pela primeira vez, em 1872, por Robert Angus Smith ( Inspetor de Saúde Pública em Londres ), ele ficou alarmado com a rápida deterioração das peças de metal, que sofriam diretamente ação das intempéries da natureza (chuvas; sol; ventos...),chegando à extraordinária conclusão de que, o motivo essencial da oxidação era devido a presença de alta concentração do "ácido sulfúrico" na atmosfera Londrina, resultado de reações com compostos de enxofre, vindo basicamente da queima de carvão mineral pelas indústrias e dos sistemas de aquecimento das residências.
                                                                                                                
                                                                                                       





                                 USINA TERMOELÉTRICA ( thermoelectric plant )
                                                    
                                                         


                     

                      Robert Smith também concluiu que : as chuvas ácidas causavam a má qualidade das águas para consumo humano; um desgaste das pedras dos edifícios e das pinturas.  Publicou um livro " Ar e chuva : fundamentos de uma climatologia química ", um trabalho que ficou esquecido por praticamente um Século.
          
                       Precisamos esclarecer que, as chuvas, mesmo em regiões não poluídas, se apresentam levemente ácidas, pela combinação de gás carbônico(CO2)  e água(H2O) produzindo ácido carbônico( H3CO3), que dá ás chuvas uma acidez leve. As chuvas ácidas porém, trazem graves problemas por resultarem em altos níveis de acidez atmosférica.




                       Os problemas ambientais causados pela chuva ácida são muito diversificados. Em rios  e lagos, a acidez compromete a fauna e flora aquáticas. Em um artigo de "Andrade e Sarno", revelaram que nos Estados Unidos, Suécia e Canadá verificou-se que valores de pH menor que 5 diminuíram sensivelmente o número de peixes nos lagos.








                                                        
                                                 Peixe em Mutação    ( fish in mutation )
                                                         
                                                            








                        No Canadá, estudos recentes em lagos aos quais foi adicionado ácido mostraram que, após quatro anos, devido ao aumento da acidez, o camarão desapareceu e as trutas apresentaram alterações morfológicas, verificando-se, inclusive, formato de cobra.
                        No solo, os ácidos podem liberar metais, como o alumínio, o chumbo e o cádmio, considerados de alta toxicidade. Com relação à saúde humana, especula-se que as partículas ácidas, ao atingirem os olhos, podem causar conjuntivite; se inaladas, podem desenvolver doenças como asma, rinite e sinusite, bem como reduzir o mecanismo de defesa contra infecções, podendo aparecer bronco-pneumonias.














                                                Serra do Mar, ao centro Cubatão-SP
                                      
                                                  ( Créditos: www.skyscrapercity.com)




                      Temos no Brasil alguns casos comprovados dos efeitos das chuvas ácidas, um dos mais conhecidos foi na cidade de Cubatão, interior de São paulo, tendo um complexo parque industrial,    que poluía toda região, a Serra do Mar passou a sofrer à ação das chuvas ácidas, em alguns pontos a vegetação desapareceu e ocorreram deslizamentos de terras nas encostas, pelo desaparecimento da vegetação rasteira que deixou o solo exposto, sem nenhuma proteção natural.
                       Devido a uma termoelétrica em Candióta-RS, florestas no Uruguai que fazem divisas com o Brasil, estão sendo destruídas pelas chuvas ácidas ,provavelmente vinda dessa termoelétrica.
                        Vale ressaltar que, em Cubatão, vem sendo colocado em prática um plano de monitoramento para controle da emissão de gases pelas indústrias, e na recuperação da vegetação na Serra do Mar.








                                                Usina Termoelétrica de Candióta-RS
                                                
                                                       ( Créditos: Rodrigo daudt )
                                                  
                             


                        A Conferência das Nações Unidas sobre " O Homem e o Meio Ambiente" , realizada em Estocolmo na Suécia em 1972, debateu questões como : Onde irá nos levar o modelo consumista da humanidade, em conflito com a conservação dos recursos naturais. Vinte anos depois, em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre "Meio Ambiente e Desenvolvimento", realizada no Rio de Janeiro-Brasil, houve um aumento da consciência pelas pessoas no mundo todo, sobre a urgência em compatibilizar crescimento econômico em conjunto com a conservação do meio ambiente,para que nossas futuras gerações tenham direito a uma vida saudável, isso só se consegue com crescimento sustentável. 






                       Início da Serra do Mar - no centro, complexo industrial de Cubatão
                                                                 ( center, industrial complex of Cubatão )
                                       
                                                (créditos: www.skyscrapercity.com)














Você sabe onde fica ?
( You know this place ?)


















         




Recomendação: Do Nicho ao lixo- ambiente, sociedade e educação.
de Francisco Capuano Scarlato e Joel Arnaldo pontin.


Recommendation : The niche to the trash-environment, society and education
of Francisco Capuano Scarlato and Joel Arnaldo pontin.








Um comentário: