sábado, 16 de junho de 2012

AS ÁGUAS NATURAIS e SUAS PROPRIEDADES
( Natural Waters and Their Properties )


1ªparte
( Part 1 )

Massa Específica
( Specific Mass )

              Sabemos que a relação entre a massa e o volume de uma determinada substância é indicado pela massa específica ou densidade absoluta. Diferentemente de outros líquidos, que apresentam sua densidade máxima na temperatura de congelamento, na água ela ocorre a 4ºC, nesse ponto ela atinge seu valor unitário. Nos países com clima frio, essa propriedade singular, tem uma importância vital para todo sistema aquático quando chega o inverno.
                Os rios e lagos ficam congelados na superfície, sendo a água mais densa a 4ºC do que a   0ºC (ponto de congelamento ), a temperatura no fundo permanece a 4º C, possibilitando a sobrevivência dos peixes e outros seres aquáticos, se o corpo d'água se congelasse totalmente, é evidente que todos iriam morrer.
                 Essa característica da água, é conhecida como : Anomalia térmica da água, conforme a temperatura mude, ocorrem variações na estrutura molecular. Na forma de gelo a água apresenta uma estrutura tetraédrica ou cristalina, havendo existência de espaços vazios. À medida que a temperatura aumenta, a água vai modificando sua estrutura para forma compacta, onde não existe mais espaços vazios. Significa que, com o aumento da temperatura, a água passa a ser mais densa. Com esse aumento de temperatura ocorre a expansão molecular no corpo d'água. Verificamos a ocorrência de dois fenômenos antagônicos, quando a temperatura é elevada ou seja aumentada, a densidade aumenta, em função de alterações na estrutura molecular, ao mesmo tempo ela diminui, em razão da expansão molecular. A simultaneidade desses dois processos leva à obtenção do ponto máximo de densidade. 


                 Outro fator importante em relação a densidade da água é que observamos maiores amplitudes de densidade no intervalo de temperatura mais elevadas. Temos um exemplo da diferença de densidade entre 24 e 25ºC, em cerca de 26 vezes maior que a verificada entre as temperaturas de 4 e 5ºC.  
                 Quando essa diferença de densidade é grande entre superfície e fundo, verificamos a formação de três estratos no corpo d'água, principalmente em rios e represas, Abaixo descrevemos :  
      
                  Camada Superior , movimentada pela ação do vento, e em função desta ação, tem uma temperatura uniforme.
                   Camada Intermediária  , nesse estrato ocorre uma queda repentina de temperatura..
                   Camada Inferior , nesse estrato ocorre a mais baixa temperatura.
    
                   Essas camadas são denominadas respectivamente de Epilímnio, Metalímnio e Hipolímnio. Sempre que no meio líquido acontecer uma certa distribuição de temperaturas e densidades, visto que ambas estão intimamente ligadas, o corpo d'água ficará estratificado, apresentando as três camadas distintas.


                   Quando acontece uma gradativa diminuição da temperatura na camada superior devido ao inverno, essa camada obtém valores aproximados aos do fundo do leito. Situação essa que apresenta sua densidade praticamente uniforme no seu perfil, determinando o fim da estabilidade existente.
                    Havendo um agente externo, o vento por exemplo, o corpo d'água pode circular livremente, a camada superior vai até o fundo, e logicamente a camada inferior sobe. Esse fenômeno é chamado de circulação do lago ou represa. Entretanto logo que a temperatura voltar a subir na superfície, o corpo d'água vai paulatinamente readquirindo sua condição de estratificação.
                    Claramente essa estratificação tem consequências para a vida aquática e para distribuição de substâncias nos lagos e represas, visto que em corpo d'água estratificado a ligação entre as três camadas é bastante restrita. 




Viscosidade
( Viscosity )  


                      O que caracteriza a resistência ao escoamento de um líquido é sua viscosidade. Essa grandeza é inversamente proporcional à temperatura, isso significa que uma água quente é menos viscosa que uma água fria.
                       Porém essa característica traz consequências naturais para a vida aquática. Em épocas mais quentes do ano, quando a viscosidade é menor, os organismos pequenos, que não tem uma movimentação própria, tem a tendência de ir para o fundo dos corpos d'água com mais rapidez,
fato que ocorre também com as partículas em suspensão, que se sedimentam com maior intensidade em ambientes aquáticos tropicais. Para muitos organismos, ao atingirem o fundo do corpo d'água significa a sua morte, em função da pouca luz e disponibilidade de oxigênio. Por esse motivo muitos organismos desenvolvem mecanismos para retardar sua preciptação, temos como exemplo as microalgas. Tais dispositivos tem relação com à produção de bolhas de gás, excreção de reservas de óleo, bem como alterações morfológicas, elas geralmente ocorrem em períodos cíclicos, sempre que a temperatura aumenta, no verão, esse fenômeno é conhecido por ciclomorfose.


Tensão Superficial
( Surface Tension )


                      Na camada superficial micrométrica de um corpo d'água, existe uma forte coesão entre as moléculas, fenômeno este chamado Tensão Superficial, algumas vezes, essa coesão se apresenta tão forte que pode ser vista a olho nu em um recipiente de água, ao tocarmos suavemente na sua superfície com o dedo.
                      Essa fina camada de aspecto gelatinosa serve de substrato para a vida de pequenos organismos, que habitam tanto a parte superior quanto a parte inferior da película. Alguns fatores físicos e químicos podem afetar a coesão molecular na superfície, por exemplo, temos, a temperatura e a presença de substâncias orgânicas dissolvidas na água. Observamos que, quanto maior a temperatura, menor é a tensão superficial.


                      Quando ocorre o lançamento de esgotos industriais em rios e lagos, temos um aumento na concentração de substâncias orgânicas dissolvidas, o que acarreta em uma diminuição da tensão superficial. Nos casos extremos, vemos, por exemplo, que na forte presença de sabões e detergentes, a tensão superficial é praticamente nula, levando grande prejuízo à comunidade que vive na interface água-ar, onde desempenha importante papel na cadeia alimentar dos rios e lagos ou represas.




Curiosidades do Universo 

( Curiosities of the Universe )




Estrela capturada pelo buraco negro
( Star captured by the black hole )


                        Astrônomos observaram em " tempo real " o exato momento em que um buraco negro engolia uma estrela. Esse fenômeno extraordinário só acontece uma vez a cada 10mil anos, em média, em uma galáxia.
                        O fato ocorreu em 31 de maio de 2010, mas só agora divulgado pela NASA, e sua luz foi aumentando até atingir o ponto máximo em 12 de julho do mesmo ano, e desapareceu lentamente. O buraco negro fica numa galáxia que se situa a 2,7 bilhões de anos luz da Terra.







Veja um raio de luz, no momento   em que a estrela é atraída pelo buraco negro. Depois um pequeno ponto preto no lado esquerdo.








Créditos : NASA










Resposta da nossa enquete : No dia 02/06/2012 perguntamos :
Você sabe onde fica ? R : Alto da Sé em Olinda, com vista para porto 
e parte da cidade do Recife, Estado de Pernambuco-Brasil.






Answer our poll : On 02.06.2012 asked :
You know this place ? R : Top of the Cathedral in the city of Olinda,
with views of the harbor and part of town of Recife, State of Pernambuco-Brazil.










Nenhum comentário:

Postar um comentário