sábado, 2 de junho de 2012

DENÚNCIA DE POLUIÇÃO DAS PRAIAS
( Denunciation of pollution of the Beaches )




                          "As praias, nas proximidades dos muros dos sobrados do Rio de Janeiro, do Recife, de Salvador, até os primeiros anos do século XIX , eram lugares por onde não se podia passar, muito menos tomar banho salgado. Lugares onde se faziam despejos; onde se descarregavam os gordos barris transbordantes  de excremento, o lixo e a porcaria das casas e das ruas; onde se atiravam bichos e negros. O banho salgado é costume recente da fidalguia e da burguesia brasileira que, nos tempos coloniais e nos primeiros tempos da Independência, deu preferência ao banho de rio. " Praia queria dizer então imundície" . O rio é que era nobre. Muita casa-grande de sítio, muito sobrado de azulejo, no Recife todo o casario ilustre da Madalena - que hoje dá as costas para o rio- foi edificado com frente para água. No rio se tomava banho de manhã e de tarde se passeava de canoa ou de bote, os chapéus-de-sol aberto sobre os botes. Pelo rio e de canoa, se faziam mudanças de casa."    
                    
             ( Trecho do livro Sobrados e Mucambos de Gilberto Freyre, página 313)




                   Estamos no século XXI, e por mais absurdo que pareça, nós observamos tudo isso acontecendo ainda hoje. Então vejamos:


" Onde se descarregavam os barris de excrementos"(XIX) = Lançamentos de esgotos à céu aberto nas praias (XXI).  


" As praias eram lugares onde não se podia tomar banho salgado" (XIX) = Toda semana a empresa de fiscalização ambiental divulga locais impróprios para banho de mar(XXI).



 " Lugares onde se faziam despejos; eram jogados lixo e porcaria das casas"(XIX) = Os usuários deixam seus rastros na área da praia (latas de cervejas e refrigerantes, restos de petiscos, salgadinhos e suas embalagens) (XXI). 



                            Na comparação do século XIX com século XXI, a única mudança visível em relação a poluição das nossas praias é na questão linguística, termos usados antigamente que hoje não são mais empregados. Para nosso país se tornar de fato um grande destino para o Turismo Internacional, precisamos preservar o Meio Ambiente e até recuperar (reflorestar) áreas degradadas.





                            
CURIOSIDADES GEOLÓGICAS
( Geological Curiosities )



OLHO  DA  ÁFRICA
( Eye of Africa )



                        A foto abaixo, mostra uma estrutura peculiar, chamada "Richat" . Esse fenômeno ocorre por causa da erosão em forma de anel, que acontece em diversas camadas de rochas, os pesquisadores ainda não sabem qual a origem desse caso, sendo um grande mistério até hoje. Esse fenômeno fica no País da Mauritânia no deserto do Saara em pleno continente africano. O fenômeno geológico só é visto do espaço, pois tem cerca de 50km de diâmetro.




                                             Créditos: NASA
                                         
                             













Você sabe onde fica ?
 ( You Know This Place?)







Créditos: O Marco Ambiental






Resposta da nossa enquete: No dia 19/05/2012 perguntamos:
Você sabe onde fica ? R: Ilha de Itamaracá ( Forte Orange ), Estado de Pernambuco-Brasil.


Answer Our poll: On 19.05.2012 asked:
You know this place? 
R: Island of Itamaracá ( Fort Orange ), State of Pernambuco-Brazil.



























Um comentário:

  1. Concordo plenamente! O que mudou foram os anos que passaram e a quantidade crescente de resíduos lançados nos corpos d'água! Texto excelente!

    ResponderExcluir