sábado, 7 de julho de 2012

O EFEITO ESTUFA
( The Glass-House Effect )

     A luz possui dois comportamentos aceitos pela ciência, um deles como partícula e o outro como onda eletromagnética. É especialmente seu comportamento como uma onda eletromagnética que nos demostra vários fenômenos que trazem alguns problemas ao Meio Ambiente, principalmente no nosso caso, o efeito estufa.
    O sol emana radiações de diferentes comprimentos de onda, portanto quando os raios de luz incide sobre diversos materiais químicos, mesmo que estejam em estado sólido, líquido ou gasoso, estes produtos poderão absorver os raios luminosos de forma seletiva, isto é, eles absorvem as ondas de um determinado comprimento do que de outros.

    Sabemos que uma parte dessas radiações chegam à atmosfera terrestre, e um percentual de aproximadamente 30% são refletidas e os outros 70% são absorvidas. A radiação que é absorvida pela terra, tem um baixo comprimento de onda, porém essa radiação volta para a atmosfera com comprimento de onda ainda maior, geralmente na faixa de ondas infravermelhas, gases existentes nessa região absorvem uma parte da radiação, a outra parte se dissipa pelo espaço.

    A denominação de Efeito Estufa, vem da comparação com as "estufas para crescimento das plantas " , essas estufas são fabricadas geralmente de vidros. Numa estufa de plantas, ocorre um crescente aquecimento do ambiente, isso devido ao material das paredes e teto da estufa que deixa os raios solares de menor comprimento de onda passar, onde no seu interior serão absorvidas pelo solo e plantas, contudo esses raios luminosos serão devolvidos com um comprimento de onda maior, os quais serão bloqueados pelo vidro, ficando retidos na estufa.
    A atmosfera terrestre é composta por gases que são conhecidos por " gases estufa " aparecem em pequenas concentrações, os principais componentes são : Dióxido de carbono ( gás carbônico ),Vapor d'água, Metano( CH4), Monóxido de nitrogênio, os Clorofluorcarbonos( CFCs) e o Ozônio. Os gases estufa tem a capacidade de absorver os raios infravermelhos, essa característica é de grande importância para a vida na terra, pois permite um equilíbrio térmico no planeta, sem a presença dos chamados gases estufa, a temperatura no nosso planeta seria muita baixa. 

  Vimos que uma certa quantidade de gases estufa na atmosfera, tem uma importante função, que é a de manter a temperatura no globo terrestre num determinado equilíbrio.
    Quando essa concentração de gases estufa na atmosfera tem um aumento significativo, proporcionalmente ocorre uma maior quantidade de calor que será absorvida pela terra, portanto esse aumento de temperatura nos trará graves problemas ambientais. Iremos nos concentrar em apenas dois desses gases estufa, o dióxido de carbono e o metano. Devido eles possuírem um grande tempo de residência na atmosfera, bem como a sua concentração vem aumentando vertiginosamente nos últimos tempos, os outros gases possuem baixo tempo de residência na atmosfera e absorvem pouca radiação infravermelha, sem esquecer que têm baixas concentrações na atmosfera.


        Dióxido de Carbono
( Carbon Dioxide )


Sua presença na atmosfera é cerca de 0,035%, entretanto, esse gás é de grande importância para as condições climáticas. Cientista sueco já previa no começo do século XX, que a temperatura média do planeta Terra deveria aumentar 4,5ºC, isto se a emissão de dióxido de carbono apenas dobrasse.
    Hoje calcula-se que poderá haver um acréscimo na temperatura da Terra em torno de 3ºC, se dobrássemos os níveis de gás carbônico na atmosfera.

    O crescente consumo de energia no Planeta Terra, principalmente à queima de combustíveis fósseis,( pelos carros, caminhões, ônibus etc.), as usinas termelétricas e outros, as queimadas, têm grande influência para o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. São os países desenvolvidos que mais contribuíram e que ainda continuam contribuindo para o aumento na concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

Metano
( Methane )



    Na atmosfera existe apenas traços de metano, mas a sua presença nos preocupa muito, pois o mesmo pode absorver até 20 vezes mais radiação infravermelha do que o dióxido de carbono; quase 20% do efeito estufa é provocado por ele. Sua concentração vem aumentando assustadoramente, os níveis de metano quase dobraram nos últimos 150 anos.
    Hoje calcula-se que esse crescimento é da ordem de 1% ao ano. O metano é formado principalmente pela decomposição anaeróbica da matéria orgânica, que pode ser de fontes naturais; bem como de fontes artificiais, ainda não se sabe quantas fontes naturais produzem o gás metano para a atmosfera. Conhecemos apenas que o gás é produzido por microorganismos decompositores existentes nos pântanos, brejos, intestino de ruminantes( gado ), são também produzidos pelos cupins.

    As fontes artificiais de metano mais conhecidas são : Depósitos de lixo( resíduos sólidos ); Decomposição da vegetação( adubos ); As Culturas agrícolas aquáticas( plantação de arroz ); A produção de gás natural( petróleo ).
    Sabemos que a floresta amazônica também é uma grande produtora de metano, principalmente sua parte inundável( várzeas ) e os grandes lagos das usinas hidroelétricas. Quando o metano é lançado na atmosfera, permanece por 3,6anos e depois é oxidado, passando a dióxido de carbono e ficando na atmosfera por mais 4anos.

    Muitos poderiam pensar que estamos com um dilema, então vamos parar de produzir arroz e criar gado ? evidentemente que não, nós devemos é controlar e reduzir a emissão de gás metano em outras fontes, como o lixo e as inundações das florestas para formação do lago das usinas hidroelétricas.

    O ciclo hidrológico pode ser afetado por pequenas variações na temperatura da terra, um fato provável é o derretimento das calotas polares com o aquecimento global, sua consequência será o aumento do nível do mar e a destruição de todas as cidades costeiras( litorâneas ).

     Devemos lembrar que a elevação da temperatura nos oceanos, acarretará numa mudança no nível básico das grandes bacias hidrográficas do nosso planeta, que têm no mar o seu nível inicial ( Marco Zero ), haverá alteração nos despejos dos rios no mar, bem como mudanças no processo de erosão fluvial. Teremos um grande problema social, as populações ribeirinhas deverão ser afastadas para outros lugares mais distantes do leito do rio.
    Com o agravamento do efeito estufa, poderá acontecer grandes mudanças na fauna e flora de determinadas regiões, algumas especies da flora sofrerá mutação genética e outras simplesmente desaparecerão,quanto a fauna, deverá ocorrer mudanças de habitat, os animais procurarão áreas mais seguras para viverem. 










Você sabe onde fica ?
( You know this place ? )














Resposta da nossa enquete: no dia 23/06/2012 perguntamos:
Que animal é esse ? R: Tartaruga Gigante, vive no Mar das Caraíbas ( Mar das Antilhas ).


Answer our poll : on  23.06.2012 Asked :
What animal is this ? R :Giant Turtle, lives in the Caribbean Sea   ( Sea of Antilles ).















3 comentários:

  1. Muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns André;
    É de iniciativas assim que mudaremos o destino de nosso planeta.

    To contigo nessa e não abro, vamo que vamos....

    ResponderExcluir