sábado, 28 de julho de 2012

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS da ÁGUA


Características Físicas

( physical  characteristics )

( 1ª Parte )


     I ) TEMPERATURA
          ( temperature )

                                 A mudança de temperatura da água pode ocorrer por meio de fontes naturais, através da energia solar, ou fontes antropogênicas, causadas pelo homem como : efluentes industriais; águas de resfriamento de maquinários. A velocidade das reações químicas sofre grande influência da temperatura.
                                 No geral a faixa de temperatura nos ambientes aquáticos do Brasil são em média de 20ºC a 30ºC, porém nas regiões Sul e Sudeste, a temperatura média fica entre 5ºC a 15ºC, sendo que em alguns locais ela pode chegar até a 0ºC ( ponto de congelamento ).
                                  Temperaturas elevadas da água levam a rejeição por parte da população que a consome, em alguns abastecimentos de água que utilizam poços de águas subterrâneas, são necessárias unidades de resfriamento para que a temperatura da água torne-se própria ao uso.


    II ) SABOR e ODOR
           ( taste and odor )
                                    O conceito de sabor envolve a interação de paladar ( gosto ) com o odor, no gosto temos : salgado; doce; azedo; amargo. Usa-se sempre o termo : Sabor e Odor, sabemos que sua origem está ligada á presença de substâncias químicas e gases dissolvidos, bem como de alguns microorganismos presentes na água. Microorganismos que podem  ter odores agradáveis como : odor de terra molhada e de gerânio, e podendo também ter odores desagradáveis como : odor de ovo podre. Efluentes industriais que despejam Fenol, apresentam odores com características próprias, até mesmo em pequenas concentrações. Devemos lembrar que os metais pesados e alguns compostos organossintéticos, não deixam nenhum sabor ou odor à água.
                                      Os padrões de potabilidade para água de consumo humano requer que seja inodora.


   III ) COR
          ( color )

                                     A cor da água tem sua origem na matéria orgânica, temos como exemplo : ácidos húmicos e ácidos fúlvicos, e origem mineral : ferro; mangânes e resíduos industriais. Sabemos que a cor para o Sistema Público de Água é esteticamente indesejável.´
                                     Água de cor elevada, causa grande rejeição pelos consumidores, temos um exemplo bastante conhecido, o Rio Negro, um afluente do Rio Amazonas que tem à sua cor escura, por motivo da presença de produtos em decomposição da vegetação e pigmentos de origem bacteriana. Determinamos a intensidade da cor da água, comparando-se a amostra com um padrão de cobalto-platina, seu resultado é expresso em unidade de cor, que é também chamada de uH ( unidade Hazen ). Temos águas naturais que apresentam em média cor variada de 0 a 200 unidades. A cloração de águas com intensidade de cor alta, deve-se ter muito cuidado, por produzir substâncias com potencial cancerígenos ( Trihalometanos ). derivados do cloro com a matéria orgânica em solução.
                                    Para definir padrões de cor das águas de abastecimento, temos que separar a Cor Aparente, na qual se consideram as partículas suspensas, da determinação da Cor Verdadeira, que se obtém após centrifugação da amostra. A cor aparente pelos padrões de potabilidade tem intensidade inferior a 5 unidades.




   IV ) TURBIDEZ
           ( turbidity )

                                  A turbidez da água é proveniente da presença de materiais sólidos em suspensão, que reduzem a sua transparência, interferindo na passagem da luz através do líquido. Ela é medida em unidades de turbidez ou nefelométricas.
                                  A turbidez é de grande importância para o processo de tratamento da água. Quando a água tem uma elevada turbidez, ela forma flocos pesados que decantam com mais rapidez. Na cloração a turbidez alta pode prejudicar o processo de desinfecção da água, visto que os microorganismos ficam protegidos, já que o cloro ira atuar nas partículas em suspensão, não atingindo diretamente os microorganismos .
                                  Em regiões com solos em erosão e onde a precipitação pluviométrica carreia sedimentos de argila, silte, areia, fragmentos de rocha e outros, possuem uma alta turbidez.
    
                                  A maioria das águas de rios brasileiros é naturalmente turva, devido as condições geológicas das bacias de drenagem e das altas precipitações pluviométricas, sem falar que a prática inadequada do uso de defensivos agrícolas causam muitos prejuízos, além de aumentar a turbidez da água.
                                  Em regiões de lagos e represas, temos a velocidade de escoamento das águas em nível menor, então teremos uma turbidez baixa na maioria dos casos.
                                  A portaria n º 518 / 2004 do Ministério da Saúde estabelece que o Valor Máximo Permitido ( VMP ) será de 1,0 uT  para água subterrânea desinfectada e filtrada após tratamento completo. Para água resultante de filtração lenta o VMP é de 2,0 uT, como padrão de aceitação para consumo humano o VMP é de 5,0 uT .


                                  A transparência da água é medida mergulhando-se um disco de Secchi (inventor do método ) e anota-se a profundidade de desaparecimento. Em lagos turvos sua transparência é reduzida, da ordem de poucos centímetros até um metro, em lagos cristalinos a transparência pode chegar a algumas dezenas de metros.


    V ) SÓLIDOS
          ( solid )
                                  Iremos relatar a presença de sólidos nas características físicas da água, muito embora os sólidos possam aparecer nas características químicas ou biológicas. Os sólidos presentes na água podem se apresentar de duas formas : sólidos totais em suspensão ou dissolvidos, os sólidos totais em suspensão se dividem em : sedimentáveis e não sedimentáveis, os sólidos totais dissolvidos se dividem em : voláteis e fixos.
                                  Sólidos em suspensão podem ser definidos como partículas possíveis de retenção por processo de filtração. Sólidos dissolvidos são formados por partículas que permanecem em solução mesmo depois da filtração. 
                                   A presença de sólidos na água pode ocorrer de forma natural ( processos erosivos, organismos e detritos orgânicos ) ou antropogênica ( através de lançamentos de lixo e esgoto ).
                                   Os parâmetros turbidez e sólidos totais embora estejam associados, não são absolutamente equivalentes. Como exemplo temos que : " Uma pedra colocada em um copo de água limpa confere àquele meio uma elevada concentração de sólidos totais, mas sua turbidez pode ser praticamente nula." 
                                   Sabemos que no padrão de potabilidade da água, apenas os sólidos totais dissolvidos são calculados ( máximo de 1.000 mg/L ), pelo motivo de que essa parcela demostra influência de lançamentos de esgotos, além de que afetam as qualidades organolépticas da água.




    VI ) CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
           ( electrical conductivity )


                                   A condutividade elétrica da água indica sua capacidade de transmitir a corrente elétrica em função de substâncias dissolvidas que se dissociam em ânions e cátions. Quanto maior for a concentração iônica da solução, maior será a oportunidade para a ação eletrolítica e, portanto, maior a capacidade em conduzir corrente elétrica. 
                                  A condutividade elétrica da água deve ser expressa em unidade de resistência ( mho ou S ) por unidade de comprimento ( cm ou m ). A bem pouco tempo atrás era usada a unidade mho, que era inverso de ohm, atualmente é recomendável a unidade " S " ( Siemens ).
                                  As águas naturais apresentam teores de condutividade na faixa de 10 a 100 uS/cm, nos ambientes poluídos por esgotos domésticos ou industriais os teores de condutividade podem chegar até 1.000 uS/cm.





Créditos : Ministério dos Esportes



Você sabe onde fica ?
( You know this place ?)


    
    











Resposta da nossa enquete. No dia 14/07/2012 perguntamos :
Que animal é esse ? R : Esturjão Persa, vive no Mar Cáspio
tem em média 2,3m e pesa 70kg.






Answer our poll: on 14.07.2012 Asked :
What animal is this ? R : Persian sturgeon, live in the Caspian Sea
has an average 2,3m and weighs 70 kg.







Nenhum comentário:

Postar um comentário