MÉTODOS DE MANUTENÇÃO
(Maintenance Methods)
Manutenção é a adoção de uma série de medidas práticas, uma maneira eficiente para prolongar a vida útil de qualquer equipamento.
Devemos ter como norma básica, que o operador é o primeiro elemento com responsabilidade na conservação da sua máquina de trabalho, portanto a "leitura do manual" do equipamento é essencial, bem como o treinamento do próprio operador.
Para se obter uma manutenção planejada, deve-se estabelecer critérios para determinar quais itens de maior consumo(peças de reposição) que deverão ter no estoque(almoxarifado) da empresa.
Na manutenção mecânica temos as seguintes causas de falhas: Falhas na fabricação do produto; Deficiência na manutenção do equipamento; Operação equivocada da máquina; Especificação do equipamento não compatível com a execução do trabalho realizado; Desgaste natural das peças da máquina.
Existem várias formas de manutenção, que iremos descrever em seguida:
Manutenção Produtiva Total
(Total Productive Maintenance)
Manutenção Reativa( Corretiva):
O equipamento só é consertado quando falha ou quebra.
Manutenção Preventiva:
Peças e insumos são trocados periodicamente segundo um cronograma pré-estabelecido, em princípio previamente às possíveis falhas ou quebras, ainda que certos componentes substituídos possam não apresentar risco iminente de falha ou quebra.
Manutenção Preditiva:
As falhas e quebras são antecipadas com razoável precisão, por meio de monitoramento adequado, executando-se os reparos ou inspeções detalhadas antes da época fundamentadamente prevista para a ocorrência do problema ou assim que o monitoramento avisar algo estranho(errado) no equipamento.
Manutenção Proativa:
As causas básicas das falhas e quebras são identificadas e corrigidas previamente à colocação em uso do equipamento.
TQC ( Total Quality Control)
Nenhum comentário:
Postar um comentário