sábado, 9 de março de 2013


AS ENERGIAS ALTERNATIVAS
( The Alternatives Energies)



ENERGIA DO MAR
(Energy of Sea)
(Matéria nº 03)


      O Brasil mesmo possuindo um vasto litoral, não tem nenhum aproveitamento com relação a esta matriz energética.
    O grande potencial de geração de energia elétrica proveniente do mar, vem de vários métodos, que são: a energia das marés(movimento de elevação e descida das águas), das ondas, das correntes marítimas, da energia térmica, do gradiente de salinidade.

     A energia elétrica é obtida através da energia cinética produzida pela movimentação das águas, bem como pela diferença do nível do mar entre as marés altas e baixas.
    Apenas o potencial de energia das usinas "Maremotriz" já estão sendo utilizadas, as outras formas encontram-se em fase de desenvolvimento e pesquisa em alguns países. Portugal é um desses países que tem inúmeras pesquisas neste campo de atividade.

     Estudiosos da área estimam que o potencial das marés é de 22 mil Twh por ano, porém apenas 200 Twh teriam bom aproveitamento. No ano de 2008 tinha sido convertido em energia elétrica somente 0,6 Twh que corresponde a 0,3% do esperado(estimado).

    A utilização em grande escala da energia do mar, deverá ocorrer quando obtivermos uma tecnologia  de ponta testada e aprovada, o fato é que pesquisadores calculam que antes de 2025 não será possível seu uso para os consumidores em geral.

    No Brasil temos estudos sendo realizados pela UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), através do COPPE(Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia), estima-se um potencial de 40 Gw(gigawatts). Está em fase de implantação no litoral do Estado do Ceará, um projeto piloto que irá gerar energia elétrica a partir das ondas do mar. O objetivo é construir uma usina com 20 módulos de geração, onde terá a capacidade de produzir 500 Kw(quilowatts).






(Foto nº 01) Créditos: apolo.11
Porto de Pecém no Ceará, local onde será construído a usina de geração de energia do mar.





(Foto nº 02) Créditos: Marine Currente Turbines      
Energia Maremotriz.

Um comentário: