sábado, 30 de março de 2013


BIOMAS BRASILEIROS
(brasilians biomes)



FLORESTA AMAZÔNICA
(Amazon Forest)
(Reportagem nº 02)





      A Floresta Amazônica detém cerca de 1/3 das espécies animais que há no planeta, possui uma área com mais de 4 milhões de Km2. Toda essa abundância requer muito cuidado, o bioma Amazônia tem um ecossistema muito delicado, a floresta utiliza o seu próprio material orgânico, ocorrem chuvas em excesso(grandes preciptações pluviométricas), consequentemente possui um ambiente úmido e solo frágil. Um projeto mal elaborado pode trazer grave desequilíbrio ecológico para a região.

      Seus recursos florestais podem ser usados para o crescimento da região, calcula-se que exista mais de 60 milhões de m³ de madeira com valor comercial. A região é a maior reserva de madeira tropical do mundo.
      Já foram catalogadas 2.500 espécies de árvores na amazônia. Sua fauna diversificada entre outras espécies tem: araras, papagaios, tucanos, periquitos, gaviões, corujas, jabutis, pacas, cotias, antas, beija-flores etc.

      A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo; tem uma extensão de cerca de 6 milhões de Km², o rio Amazonas, o principal da região, desagua no oceano Atlântico 175 milhões de litros de água por segundo. Existem 1.100 afluentes na bacia amazônica, seus cursos d'água se comunicam entre si, por ação das marés.

      A riqueza natural da amazônia, vem sofrendo graves ameaças, na década de 90 o desmatamento era de 11.000 Km² por ano, a partir do ano 2.000 atingiu cerca de 16.900 Km² em média por ano. A expansão agrícola de forma inadequada e a extração de madeira por métodos não-sustentáveis, são os maiores problemas dessa região, sem contar que na Ásia a oferta de madeira vem sendo reduzida drasticamente, vindo a causar mais pressão na Floresta Amazônica.

      Outras pressões são exercidas na floresta, desmatamento para assentamento de famílias de novos agricultores na região, construção de estradas, barragens e usinas, redes elétricas de alta-tensão, atividade mineradora onde árvores são derrubadas e ocorre a erosão do solo e contaminação dos rios por mercúrio(metal pesado altamente tóxico). Há ainda madeireiras estrangeiras que sofrem pouca ou até mesmo nenhuma fiscalização dos órgãos ambientais, no Brasil temos uma das melhores legislações ambientais do mundo, porém não vem sendo suficiente para evitar a destruição da floresta.

      A Floresta Amazônica já perdeu 12% da sua área original, segundo estimativas, se nada for feito até 2020 teremos desmatado quase 25% da cobertura vegetal da amazônia.
      No bioma amazônia, encontra-se o 3º maior parque de floresta tropical do mundo, é o "Parque Nacional do Jaú", criado em Setembro de 1980, localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no estado do Amazonas.


      Na Floresta Amazônica encontramos os seguintes parâmetros:

_  O peixe-boi, pesa 500Kg e chega a 3m de comprimento;
_  A vitória-régia atinge 2m de diâmetro;
_  A sucuri pode medir até 10m de comprimento;
_  Pirarucu atinge até 2,5m de comprimento e pesa 250Kg.



       Devemos ter em mente que a recuperação da floresta amazônica em áreas de manejo planejada, requer menos tempo, o manejo reduz praticamente a metade o tempo adequado para que seja realizada uma nova extração em áreas já utilizadas anteriormente.
     



(Foto nº 01) Créditos: O Marco Ambiental   


Vitória Régia, planta
da região amazônica.

















(Foto nº 02) Créditos: brasil.gov.br

















Bacia Amazônica concentra 70% da água doce do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário