sábado, 13 de abril de 2013


IMPORTÂNCIA do MEIO AMBIENTE
 Para uma BOA QUALIDADE de VIDA





    A Constituição Federal, em seu artigo 225, dispõe: " Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

     Portanto todo cidadão precisa de condições de vida adequadas e saudáveis diariamente, como:
  • Baixos índices de poluição do ar;
  • Água de boa qualidade e quantidade suficiente, para saciar sua sede e higiene pessoal;
  • Uma cidade arborizada, limpa e bonita;
  • Serviços de saneamento, saúde, segurança;
  • Equipamentos para seu lazer;
  • Uma educação de qualidade, para termos um cidadão mais consciente dos seus direitos e deveres.




     Poderíamos enumerar outras necessidades que nos daria uma Boa Qualidade de Vida, ficaremos apenas com as expostas acima.



    Antes havia o bem público e o privado, chamados de bens do primeiro setor e do segundo, porém descobriu-se que existia outro, de maior importância, o bem ambiental, bem este que é patrimônio social, e nossa garantia de sobrevivência(existência), com uma vida saudável.
    Nós seres humanos percebemos, ainda bem que percebemos, que os recursos naturais não eram inesgotáveis, como pensávamos.

    Teríamos que ter uma coexistência equilibrada com o meio ambiente, sem esse equilíbrio o homem estaria ameaçando a sua própria existência na Terra.

    Os níveis de poluição e degradação ambiental regionais já atingiram em muitos casos o nível global, temos o caso das chuvas ácidas, que não têm fronteiras, podendo atingir qualquer país, poluidor ou não.

    Tínhamos a ideologia do capitalismo selvagem(individualista), destruidor do meio ambiente, a ideia era o lucro fácil a qualquer preço. Também havia a ideologia do Estado patrão(totalitário), que mandava e administrava tudo, era o senhor absoluto.

    Com conscientização da sociedade, surgiu o conceito de  "Responsabilidade Social", depois disso, muitas empresas já incorporaram conceito de "Responsabilidade Sócio-Ambiental", todos são responsáveis, Estado, iniciativa privada e a sociedade em geral.
    Com esta mudança de pensamento, despontou o terceiro setor, as associações e entidades civis conhecidas por ONG's(Organizações não Governamentais).

    O QUE É AMBIENTE ?

    É a soma das condições que envolvem, dão condição de vida, sustentam e mantêm relações de troca com os seres vivos em um território.

    O QUE É MEIO AMBIENTE ?

    "Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

    Meio Ambiente Natural

    -  Ar;
    - Água;
    - Solo;
    - Fauna;
    - Flora.

    Meio Ambiente Artificial

    - Construção das cidades;
    - Energia elétrica;
    - Gás encanado;
    - Telefone;
    - Meios de transportes, etc.

    Meio Ambiente Cultural

    Onde encontramos as manifestações culturais de um grupo, uma região ou país: as músicas; danças; comidas típicas; as artes e tantas outras tradições culturais.

    Com a evolução humana, chegamos ao conceito de "Meio Ambiente do Trabalho". Lugar onde há esforço físico e/ou mental, gerando renda para o individuo e a empresa, não importando se o trabalhador é assalariado, cooperado, autônomo e etc.

    Desenvolvimento Sustentável

    Finalmente grande parte da sociedade compreendeu que, preservando e recuperando o meio ambiente, teremos como usufruir de maneira racional os recursos naturais, sem esgotá-los, obtendo uma melhor qualidade de vida. O Desenvolvimento Sustentável tem por objetivo a preservação dos recursos naturais em benefício de toda a sociedade, sendo um contraponto ao progresso irresponsável e degradador do Meio Ambiente.

    Com o atual desenvolvimento tecnológico da humanidade, é quase certeza que poucas pessoas abririam mão dos seus bens e do seu conforto pessoal.
    Desta forma a sociedade deve pelo menos rever os seus hábitos de consumo," Será que eu preciso disto mesmo ?". Ou quem sabe, "Será que dá pra viver sem isto ?".

    O setor produtivo vem desenvolvendo uma mentalidade empresarial responsável, com o intuito de prevenir os danos causados ao meio ambiente ou mesmo reduzir ao máximo o impacto ambiental. Tendo com essa ação, uma elevação no conceito dos consumidores para com os seus produtos.

    A lei dos Crimes Ambientais(como é conhecida), é a lei nº 9.605/1998. Veio para dar um grande apoio ao Desenvolvimento Sustentável, na medida que enquadra como crimes ambientais ações de destruição à flora, fauna, bem como a questão da poluição.

    É certamente impossível preservar a natureza, não aceitando o progresso e o desenvolvimento da humanidade, porém seria inaceitável ver o homem a utilizar os recursos naturais de forma predatória, sem pensar no futuro de toda a humanidade.  


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Resposta da nossa enquete, em 16/03/2013 perguntamos: Você sabe onde fica ? R: Santuário Mãe Rainha, na cidade de Garanhuns, estado de Pernambuco-Brasil.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário