sábado, 13 de julho de 2013



BIOMAS BRASILEIROS
(Brasilians Biomes)



CAMPOS DO SUL
(Reportagem nº 05)



     Este bioma é localizado basicamente no Rio Grande do Sul, porém entre os estados de Santa Catarina e o próprio Rio Grande do Sul existem os campos formados por gramíneas e leguminosas, formando um imenso tapete verde, que abrange uma área superior a 200.000 Km². Entretanto nas encostas onde as chuvas ocorrem o ano todo, favorecem o aparecimento de árvores de porte maior.


     Na região que chamamos de pampa, também há os Campos do Sul, uma área plana de vegetação e porte pequeno, porém se estende do Rio Grande do Sul aos países da Argentina e Uruguai. São regiões planas, com gramíneas e outras espécies de plantas que surgem de forma escassa, em direção ao litoral do Rio Grande do Sul, a paisagem já se modifica, nos apresenta uma região de banhados, um ecossistema de alagados com densa vegetação de gravatás, juncos e aguapés. Encontramos uma grande variedade de animais como: marrecos, veados, garças, onças-pintadas, capivaras, jararaca-do-banhado, surubim, lambari listrado, quero-quero e tantos outros.
     No banhado mais conhecido que é o banhado do Taim, devido à fertilidade do seu solo, ocorreu um grande equívoco na região, para que a área fosse utilizada pela agricultura, as lagunas foram sendo drenadas desordenadamente, quando a área foi transformada em estação ecológica a drenagem no local foi proibida( Em 1998 foi criada a Estação Ecológica do Taim), mas algumas pessoas ainda insistem em drenar o banhado clandestinamente para utilizá-lo na expansão agrícola.


     As áreas cultivadas do Sul cresceram rapidamente, devido à riqueza do solo(fertilidade), na região se produz trigo, milho, arroz e soja, muitas vezes em conjunto com criação de gado, porém o manejo errado do solo levou a degradação de várias áreas, inclusive em algumas a sinais de desertificação.


     Por motivo da expansão agrícola a floresta de Araucária(Pinheiro do Paraná), vem desaparecendo assustadoramente, também a industria madeireira por explorar indiscriminadamente as árvores dessa região, teve uma grande contribuição para a quase extinção de uma espécie de vegetal, hoje apenas 2% da cobertura original de Mata das Araucárias ainda resistem, por estarem em áreas de preservação ambiental.


     Na época das estiagens os rebanhos bovinos e ovinos continuam levando pressão ao solo, pela procura de locais que ainda tenham vegetação para sua alimentação, ocasionando depressão e erosão do solo. Sempre deve ser levado em conta que a melhor técnica empregada vária de região para região, com esses cuidados os erros de projeto serão evitados futuramente e o Meio Ambiente será preservado.




( Foto nº 01) Créditos: portalsaofrancisco.com.br                                                                                                             
















Mapa da região dos pampas.






( Foto nº 02) Créditos : professormarcianodantas.blogspot.com


Um vasto Campo Sulino.










(Foto nº 03) Créditos: culturamix.com


Toda a beleza dos pampas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário