sábado, 20 de julho de 2013



DESASTRES NATURAIS



ENCHENTE e INUNDAÇÃO
(Reportagem nº 02)



     A enchente que é um fenômeno natural, Tanto ocorre nas cidades como também nos campos. Ela acontece devido a elevação dos níveis de um curso de água, sendo este um córrego, arroio, riacho, bem como os grandes rios, chegando até ao transbordamento deles, ou seja, causando inundação.


     Todos os rios, não importando seu porte, sejam eles de grande, médio ou pequeno, possui uma área natural de inundação, fenômeno que ocorre pelo menos uma vez ao ano.
     Essa área inundada tinha grande importância para à agricultura, pois quando as águas baixavam, voltando ao seu leito natural, deixavam um material muito rico em nutrientes nas regiões de várzea, os chamados solos de aluvião.

     Nos dias de hoje, essas inundações passaram a ser um problema social e econômico, devido a ocupação desenfreada das regiões ribeirinhas pelas famílias de baixa renda,trazendo sempre que acontece uma inundação um processo catastrófico, com destruição de casas e até perdas de vidas humanas.
     Por falta de uma política urbana mais séria dos nossos governantes, essas tragédias infelizmente continuam existindo.

     Sabemos que enchente e cheia são sinônimos, porém entre enchente e inundação existe uma distinção conceitual. A diferença principal é que enchente é um fenômeno natural que ocorre em períodos cíclicos, as inundações são decorrentes de alterações no uso do solo e geralmente trazem danos de grandes proporções.

     A elevação do nível de água está diretamente atrelada a uma seção de escoamento fluvial. Tudo depende das condições físicas do curso de água, como o material do leito e das margens do rio e da declividade do canal.
     Uma seção transversal de um curso de água tem duas divisões, o canal principal e o canal secundário. Temos no canal principal um escoamento de água constante, entretanto o canal secundário tem escoamento em intervalos de tempo, essas características são pertencentes a rios perenes. Já em rios denominados de intermitentes, o escoamento de água no canal principal ocorre  num período de tempo e em outro há ausência de escoamento de água, ou seja o rio seca.
    
     Quando a inundação ocorre existe um extravasamento de água pela parte superior da seção do leito do rio. As enxurradas ocorrem após as chuvas com alta intensidade, geralmente em bacias hidrográficas com elevada declividade, baixa capacidade de retenção, podendo ter também uma elevada geração de escoamento superficial, provocando grandes destruições e erosão das margens dos rios.
     Nas grandes bacias as enchentes caracterizam-se pela subida da água de foma lenta e gradual, com extravasamento do canal principal, essa subida é de fácil detecção, podendo ser prevista com algumas horas ou até mesmo em dias esse avanço das águas.




(Foto nº 01) Créditos: Portal G1













Foto aérea de inundação, estado de Queensland -Austrália, chuvas causadas pelo ciclone Ellie afetaram 2.900 casas.




(Foto nº 02) Créditos: folha.uol.com
 Antes o leito natural do rio, e após a intervenção humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário