sábado, 9 de novembro de 2013




ZONA de TRANSIÇÃO




 AMAZÔNIA-CAATINGA




     Com uma área de 144.583 km² a Mata dos Cocais é uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras do Semi-Árido nordestino.
    
     Palmeira nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil o babaçu(Orbyania martiana), forma extensas florestas, preenchendo os espaços onde a floresta primária foi desmatada.
     O babaçu também é conhecido por "aguassú", " bagassú" e "coco de macaco". São extraídos do babaçu um óleo que é muito usado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes.

     Sua localização é bastante abrangente, é encontrado no Meio-Norte nos estados do Maranhão e Piauí, bem como em áreas dos estados do Ceará, Tocantins e Rio Grande do Norte.
     A Mata dos Cocais é uma formação florestal, porém muitos pesquisadores dizem que é uma formação vegetal secundária devido ao seu alto grau de desmatamento. Essa região é explorada desde o período colonial, para o extrativismo de óleo de babaçu e cera de carnaúba, nos tempos de hoje vem crescendo nessa área o plantio de grãos, principalmente se soja.

     A palmeira do babaçu chega a atingir 20m de altura e pode ter de 2 a 6 cachos de coquilhos, onde no seu interior está as amêndoas, a casca do coquilho é aproveitada como biomassa para produção de energia.

     A carnaubeira também é uma palmeira que atinge  cerca de 20m de altura, surgem em terrenos alagáveis ou em áreas de várzeas de rios. Essa espécie é tipica dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, praticamente tudo que pertence a palmeira é aproveitado, tronco, folhas, palmito, frutos, sementes e as raízes, ela é chamada na região de "árvore da providência". A cera que é extraída das folhas tem extensa utilidade em várias industrias, podendo ser usada na fabricação de cosméticos, ceras industriais e domésticas, discos, filmes fotográficos, papel carbono, graxas, lubrificantes e outras aplicações. 

     A introdução de outras culturas para plantio nessa região, vêm acelerando o desmatamento das florestas nativas dessa faixa de transição(Amazônia-Caatinga) do bioma brasileiro.    





(Foto nº 01) Créditos: wikipedia



Mata dos Cocais-1








(Foto nº 02) Créditos: Info







Mata dos Cocais-2













(Foto nº 03) Créditos: brasil.escola 






Carnaubeira














(Foto nº 04) Créditos: planeta sustentável



Floresta de Carnaubeiras.









(Foto nº 05) Créditos: trekearth












Frutos do babaçú




















(Foto nº 06) Créditos: portal g1




Quebradeira de coco do babaçú.













(Foto nº 07) Créditos: oiyakaha.




Frutos em cachos do babaçu ainda verde.












(Foto nº 08) Créditos: brasil.gov.br




Frutos do babaçú.










Nenhum comentário:

Postar um comentário