sábado, 14 de novembro de 2015












ESTAÇÃO de TRATAMENTO de ESGOTO
(Reportagem Especial nº 05)








     FASE LÍQUIDA




     Rede de Esgoto: A água utilizada para higiene pessoal, alimentação, descargas de vasos sanitários e limpeza em geral, viram esgoto. Quando as águas servidas deixam as casas, entram na rede de esgoto, passam pelos coletores, troncos e interceptadores até que chegam às estações de tratamento de esgotos.


     Gradeamento: Antes do tratamento, o esgoto passa por um sistema de grades, que tem a função de reter resíduos maiores, como o papel, plástico, tampas, metais etc.


     Caixa de Areia: Após o esgoto passar pelo gradeamento, ele é transportado para uma caixa que terá a função de retirar a areia nele contida.


     Decantador Primário: Passando pela caixa de areia, o esgoto é levado aos decantadores primários, ocorrendo a sedimentação das partículas pesadas.


     Tanques de Aeração: Nos tanques de aeração, o ar faz com que os microrganismos se multipliquem e depois se alimentem de material orgânico, formando o lodo e posteriormente diminuindo a carga poluidora do esgoto.


     Decantador Secundário: Nesta etapa, o sólido que ainda resta vai ao fundo do tanque, a parte líquida que já está sem 90% das impurezas é lançada nos rios, lagos, essa água serve para irrigar as plantações e regar os jardins, limpar as ruas e praças, porém "Não Serve para Beber".




FASE SÓLIDA



     Entrada do Lodo Primário : Neste local é separado a água do sólido, ocorre a sedimentação das partículas mais pesadas.


     Entrada do Lodo Secundário: O lodo será tratado através do processo de adensamento e por flotação.



    Adensadores: O processo de adensamento faz com que o lodo torne-se mais concentrado, através da separação de parte da água ali existente.



     Flotadores: O processo de flotação consiste na separação da água do sólido, é realizado através da introdução de água com microbolhas de ar.



    Digestadores: Aqui são recebidos o lodo do processo de adensamento. Os micro-organismos anaeróbicos que degradam a matéria orgânica presente no lodo, formam o gás metano e água, ocorrendo a estabilização do lodo, não havendo odores desagradáveis.



     Filtro Prensa de Placa: O lodo é filtrado através de placas prensadas, fazendo o líquido restante ser eliminado.



     Leito Secante: O restante do lodo é submetido a evaporação e drenagem para eliminação da água.



     O lodo seco após passar pelo processo de tratamento completo, deverá ser enviado ao Aterro Sanitário.








(Foto nº 01) Créditos: pe.gov.br     



   
  
Estação de Tratamento de Esgotos-Cabanga-Recife.











(Foto nº 02) Créditos: Compesa.com


















Processo Final, Leitos Secantes. Em Fernando de Noronha-Pernambuco.











Nenhum comentário:

Postar um comentário