sábado, 27 de agosto de 2016














MIMOSA PUDICA



UMA PLANTA que APRENDE e tem MEMÓRIA



     



     Estudos científicos realizados por quatro biólogos na University of Western Australia, demostraram que a planta "Mimosa pudica", muito conhecida no Brasil por "dormideira" ou "não-me-toques" tem a capacidade de responder a estímulos de aprendizado e possui memória vegetal. Este estudo foi publicado na revista Oecologia.

     Os biólogos provaram que a espécie Mimosa pudica, originária das Américas Central e do Sul, quando sofrem um leve toque suas folhas se fecham instantaneamente, um reflexo natural de defesa da planta contra predadores. Os pesquisadores criaram um mecanismo para submeter as plantas a choques, onde não oferecesse riscos a integridade física das plantas.

     As plantas foram suspensas sobre uma plataforma de espuma, então os vasos caíam de uma altura de 15cm, onde deslizavam sobre trilhos. O objetivo do teste era para saber se as folhas poderiam ser treinadas a ignorar o estímulo que era recebido, lembrando-se de que a queda não trazia risco algum a si mesma.

     No primeiro choque, todas as plantas dormideiras fecharam suas folhas, após um intervalo de 8 horas com uma nova queda dos vasos, no mesmo modelo anterior, as plantas novamente fecharam as folhas. Os biólogos então submeteram um conjunto de 56 plantas a uma nova série de 60 quedas, separadas por um intervalo de poucos segundos, foram repetidas 7 vezes no mesmo dia.

     Depois de quatro a seis quedas as folhas se acostumaram ao estímulo, ficando abertas. Para saber se as folhas não estavam em estado de fadiga, os cientistas realizaram um novo tipo de choque, diferente do anterior, as folhas voltaram a se fechar novamente.

     Após realizar a experiência por seis dias, as plantas não fechavam mais suas folhas quando submetida ao mesmo choque.
    Com quase um mês depois, ao realizarem a experiência das quedas, o fenômeno se repetiu, as folhas das plantas não se fecharam, demostrando que as mesmas lembraram do que aprenderam há um mês atrás.

     Teriam os pesquisadores descoberto a "Memória Vegetal" ? Os cientistas não sabem ainda como as plantas, que não possuem um sistema nervoso, são capazes de aprender e de memorizar cercos episódios. A explicação encontrada estar no processo de transmissão de informação celular por íons de cálcio.
"As plantas não têm cérebro ou neurônios, mas possuem uma rede sofisticada de sinalização de informações em suas células por meio de íons de cálcio, similar ao processo de memorização animal."

     Os pesquisadores também afirmaram: " O que mostramos é que o processo de memorização talvez não necessite de redes e conexões neurais como as dos animais; cérebro e neurônios são apenas uma forma possível, inegavelmente uma solução sofisticada, mas não precisa ser a única para o aprendizado."








(Foto nº 01) Créditos: Wikimedia














Planta dormideira, encontrada na América do Sul e Central.








    (Foto nº 02) Créditos: Remédio caseiro

As folhas sensitivas que se fecham a um leve toque.





#####################################################



Titulo Original: Experience Teaches Plants to Learn Faster and Forget Slower in Environments Where it Matters.

Tradução: A experiência ensina plantas de aprender mais rápido e esquecer mais lenta em ambientes onde importa.


Os Pesquisadores: Monica Gagliano; Michael Renton; Martial Depczynski e Stefano Mancuso.












Nenhum comentário:

Postar um comentário