sábado, 24 de setembro de 2016










NANOTECNOLOGIA





     Termo utilizado pela primeira vez por Richard Feynman(1918-1988), numa palestra na Academia Americana de Física em 1959. Onde apresentou seu projeto de estudo,que era a possibilidade de poder organizar e manipular os átomos da forma que desejarmos.
     Sua ideia era muito avançada para a época, após 30 anos é que começou a dar forma a ciência do muito pequeno, a nanotecnologia, essa denominação é devida ao seu objeto de estudo que são medidos em nanômetros, ou seja, um nanômetro(nm) corresponde a um bilionésimo de metro.

     O físico americano Richard Feynman fez uma pergunta "bem simples" a plateia: O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos ?... A resposta ? A mesma só foi dada pelos cientistas que hoje realizam pesquisa nesse campo de trabalho. Essa tecnologia só existe em laboratórios e industrias com equipamentos de alta precisão, são necessárias máquinas moderníssimas para trabalhar com componentes tão minúsculos, que aos nossos olhos são invisíveis.

     A nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos, o produto mais conhecido são os microprocessadores, hoje já se fabricam partes internas dos processadores com 45 nanômetros, possibilitando a diminuição do seu tamanho e redução do consumo de energia.
     Na área médica a nanotecnologia já está sendo utilizada em equipamentos como os cateteres, marca-passo, válvulas cardíacas, implantes ortopédicos, temos ainda sua aplicação em sistemas de filtração de ar e da água, protetores solares, produtos para limpeza de materiais tóxicos, curativos antimicrobiano, desinfetantes e tantos outros produtos.

     Já existem estudos para otimizar os efeitos dos remédios utilizando a nanotecnologia para levar a droga diretamente ao local do corpo que é necessário, diminuindo seus efeitos colaterais, sua toxidade e dosagens, no tratamento do câncer apenas a célula defeituosa seria atacada.

     Não poderia deixar de comentar sobre um problema que poderá acontecer no futuro,onde corremos o risco de termos a nanopoluição gerada pela confecção desses nanomateriais, será uma poluição composta de nanopartículas, podendo ser mais perigosa do que a poluição existente hoje na terra. Como os nanopoluentes não são encontrados na natureza, nossas células não terão nenhuma defesa, já que as nanopartículas podem percorrerem grandes distâncias utilizando-se das correntes de ar.

     Deverá ser elaborado um protocolo de utilização, manipulação, processamento e descarte adequados desses produtos, será do tipo: Normas de Biossegurança para Nanotecnologia. Evitaremos problemas sérios ao Meio Ambiente e ao próprio corpo humano.
     





(Foto nº 01) Créditos: UFPR











Filme de Nanotubos de Carbono é mais Forte do que Kevlar.









(Foto nº 02) Créditos: Qualidadeonline.

















Nanotecnologia para Tratamento de Câncer será Pontual, Atuando Diretamente na Célula com Defeito.










(Foto nº 03) Créditos: tnsolution











Cápsulas de Remédios com Nanotecnologia(Nanorobores) para Atuar na Área Afetada do Corpo Humano. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário