sábado, 12 de janeiro de 2013

AS ENERGIAS ALTERNATIVAS
(The Alternatives Energies)

ENERGIA SOLAR
(Solar Energy)
(Matéria nº 01)



     A Energia Alternativa é uma forma de energia sustentável, ela é retirada do meio ambiente natural(alternativa em relação a comumente usada, no Brasil a mais utilizada é a hidráulica ). Iremos descrever somente as energias alternativas "renováveis", visto que as mesmas são inesgotáveis ao contrário dos combustíveis fósseis, os quais são consumidos e não há renovação de suas reservas, exemplos de energia "não renovável" , o petróleo, o gás natural e o carvão, são os mais utilizados.

     A energia vinda do sol, nossa maior fonte de energia, pode ser aproveitada de várias maneiras, ou seja, a radiação solar é utilizada como fonte de energia térmica(aquecimento de fluidos) e para geração de potência mecânica e elétrica. Também pode ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio termoelétrico e fotovoltaico.

     A iluminação natural e o calor do sol, para aquecimento de ambientes, depende de um bom aproveitamento da radiação solar, pelos projetistas da área de engenharia e arquitetura.
     A energia térmica utilizada para aquecimento de fluidos, é feita através de coletores ou concentradores solares. Os coletores solares são bastantes utilizados em conjuntos residenciais e comerciais (hotéis, hospitais, restaurantes, clubes...) é realizado aquecimento da água para higiene pessoal e limpeza de utensílios.
     Os concentradores solares são utilizados em situações que requerem altas temperaturas(mais elevadas que nos coletores), muito usado na secagem de grãos e também na produção de vapor(que transforma em energia mecânica através de uma turbina a vapor).

     A conversão da energia solar em energia elétrica, ocorre pelos efeitos da radiação; calor e luz, em determinados materiais; geralmente a base de silicone, são denominados de semicondutores. No Brasil os dois fins mais utilizados da energia solar são: Energia elétrica(geração fotovoltaica) e aquecimento da água.


     O sistema fotovoltaico tem uma vasta utilização na sociedade:

  • Iluminação Pública;
  • Eletrificação de Escolas, Serviços de Saúde, Centros Sociais;
  • Bombeamento de água para uso doméstico, para irrigação, para piscicultura e para criação de animais;
  • Eletrificação dos Domicílios.

     Os impactos socioambientais causados pela utilização da energia solar são muitos, ocupação de uma área razoável da propriedade, custo ainda elevado de instalação, bem como da necessidade de acumuladores de energia(baterias), para nos períodos de chuvas e durante a noite ter uma reserva substancial de energia útil.

     No Brasil a energia solar, só para termos idéia do seu potencial, produz a cada dois dias energia igual a toda reserva de combustível fóssil que temos, nosso problema será como obter o máximo de energia solar, já que ela chega de forma difusa, para conseguirmos utiliza-lá como fonte de energia eficiente, será necessário altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, para que no futuro esses equipamentos solares tenham seu uso difundido para um maior número de consumidores, em função da redução dos custos de instalação e manutenção.

     Um plano de governo para explorar a Energia Solar: Isentar de ICMS os consumidores que implantassem esse sistema na sua residência, bem como isentar do Pis/Confins os equipamentos utilizados para produção de energia solar.








 (Foto nº 01) Créditos: Petrobrás
Painéis Solares













    

Um comentário: