sábado, 26 de janeiro de 2013

BIOMAS BRASILEIROS
(Brasilians Biomes)


MATA ATLÂNTICA
(Atlantic Forest)
(Reportagem nº 01)




     A Mata Atlântica possui uma extraordinária biodiversidade, porém vem sendo ameaçada de destruição desde o descobrimento do Brasil, naquela época tinha uma área equivalente a 12% do território brasileiro, hoje está reduzida a somente 7% de seu tamanho original.

     Tudo começou com a exploração predatória do "Pau Brasil", que era utilizado para tinturas de tecidos e na construção civil. Depois veio o ciclo da "cana-de-açúcar", onde imensas áreas de Mata Atlântica foram devastadas, não só para plantação da cana, mas também para a construção dos engenhos de açúcar e uso como matéria-prima para queimar nas fornalhas.
     No Caribe já se usava o bagaço da cana para as fornalhas dos engenhos, no Brasil se queimava lenha vinda das derrubadas das árvores da Mata Atlântica.

     A corrida do ouro levou muitos portugueses ao interior do Brasil, novos desmatamentos ocorreram para implantação da agricultura e pecuária, posteriormente o café exerceu enorme impacto na Mata Atlântica, as florestas que existiam no "Vale do Paraíba", grande centro de produção cafeeira, foram destruídas quase que completamente. As matas passaram a fornecer matéria-prima para a indústria de papel e celulose, hoje a floresta de Araucária ( pinheiro do Paraná) ocupa somente 1% de sua cobertura original.

     O Primeiro Parque Nacional Brasileiro, foi justamente criado em área de Mata Atlântica, é o "Parque Nacional de Itatiaia", criado em 14 de Junho de 1937, fica localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a beleza, a exuberância e a riqueza da Mata Atlântica, levaram os portugueses a acharem que os recursos naturais da Mata Atlântica eram inesgotáveis.
     A Mata Atlântica fornece água para mais de 120 milhões de pessoas, nela se encontram vários dos principais rios do Brasil, ou seja, rio Paraná, rio Paraíba do Sul, rio Tiête, rio Paranapanema, rio São Francisco e outros.

     Alguns processos erosivos são evitados pela cobertura vegetal, a mata ciliar retém(impede) o assoreamento dos rios, melhorando sua qualidade da água, as águas das chuvas acumulam no solo em função das árvores, pelas suas raízes, folhagem e troncos.
     A conservação desse bioma é de suma importância, pois nele vivem cerca de 80% da população brasileira, fazem parte desse bioma grandes cidades como : Recife, Rio de janeiro, Salvador, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e muitas outras. Portanto deve-se implantar políticas públicas onde projetos de conservação sejam elaborados em conjunto com empresas privadas.


                             Área dos biomas brasileiros

Bioma Amazônia           49,29%           4.196.943 Km2
Bioma Cerrado              23,92%           2.036.448 Km2
Bioma Mata Atlântica  13,04%           1.110.182 Km2
Bioma Caatinga            9,97%             844.453 Km2
Bioma Pampa               2,07%             176.496 Km2
Bioma Pantanal           1,76%             150.355 Km2


Área Total = 8.514.877 Km2    
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
      
      




(Foto n º 01) Créditos: SOS Mata Atlântica



Mata Atlântica em recuperação.













(Foto nº 02) Créditos: SOS Mata Atlântica




Mico Leão Dourado no seu habitat, Mata Atlântica.
(espécie endêmica do Brasil)










(Foto nº 03) Créditos: SOS Mata Atlântica


Reflorestamento da Mata Ciliar (I)














(Foto n º 04) Créditos: SOS Mata Atlântica




Reflorestamento da Mata Ciliar (II)














(Foto nº 05) Créditos: SOS Mata Atlântica

Lindas Flores Pertencentes a Mata Atlântica.










(Foto nº 06) Créditos: O Marco Ambiental












Uma Família de Sagui; Brincando nas Árvores.






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário