sábado, 17 de agosto de 2013



PROCESSO DE RECICLAGEM DOS MATERIAIS
(Parte nº 01)



Matéria-Prima: Vidro


     Na usina de reciclagem o vidro tem que ser sempre separado por cor e tipo, depois é triturado e armazenado em contêineres que devem ser metálicos, para um melhor acondicionamento do produto. 

     A composição do vidro geralmente é formada por: caco de vidro, areia, calcário, feldspato, barrilha e outros minerais. A industria de reciclagem compra o vidro reciclado e utiliza-o na composição descrita acima, alimentando o processo produtivo através da fundição e moldagem.

     Reciclado:

     vidro de azeitonas, palmito, maionese, leite de coco, água mineral, sucos, refrigerantes, vinho, cerveja e outras marcas.

     Não Reciclado:

     vidros planos, espelhos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de televisão e muitos outros.

      O vidro pode ser 100% reciclado;

     1kg de vidro quebrado(caco de vidro) gera 1 kg de vidro novo;

     1T de vidro reciclado, economiza cerca de 603 kg de areia, 196 kg de carbonato de sódio, 196 kg de calcário e 68 kg de feldspato.


     Todo material reciclado(vidro), deve ser esterilizado corretamente para seu posterior aproveitamento na indústria de transformação.




Matéria-Prima: Papel


     O papel é fabricado em duas etapas, primeiro a preparação da massa celulósica e posteriormente a produção de fato do papel. Na elaboração da pasta celulósica, inicialmente ela é dispersa em água e depois é submetida ao tratamento mecânico de refinação, depuração e aplicação de aditivos.

     No processo industrial ocorre a formação da folha, prensagem mecânica, que serve para retirada da água, em seguida a secagem. Pode-se adicionar produtos nesta mesma etapa, que serve para dar características próprias ao papel em relação ao seu uso.

     Quando o processo industrial, na fabricação de papel, utiliza aparas oriundas do lixo, deve-se inicialmente utilizar o sistema de desagregação com peneiras, depuradores centrífugos e sistemas de hidrociclones para retirada de contaminantes.
     No segundo momento é utilizado o secador, onde se altera as temperaturas de operação.

     O papel e papelão são separados na usina de reciclagem, prensados e vendidos para a indústria de papel. Os papéis usados  e as aparas possuem uma classificação, normalmente divididos em seis grupos:

     - branco;
     - kraft;
     - cartolina;
     - ondulado;
     - mista;
     - outros.


     Reciclado:

     jornais, revistas, livros, folhas de caderno, agendas, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, cartolina, formulário de computador etc.


     Não Reciclado:

     papel carbono, fita crepe, papel higiênico, guardanapos, fotografias, papel metalizado, papel plastificado, etiqueta adesiva etc.

   


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Você sabe onde fica ?

(Foto nº 01) Créditos: O Marco Ambiental









    
    
    
     

Um jardim bem cuidado e um belíssimo exemplar do pau-brasil(Caesalpinia echinata), também é chamado de "pau-de-pernambuco" "pau-de-tinta" "pau rosado" "orabutã" "ibirapiranga" "pau vermelho". Para surpresa de muitos é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica.


"AVISO : É crime o corte ilegal do pau-brasil(Lei Federal)."



    







2 comentários: