sábado, 24 de agosto de 2013




PROCESSO de RECICLAGEM dos MATERIAIS
(Parte nº 02)

Matéria-Prima: Plásticos



     São resinas sintéticas derivadas do petróleo, existem duas categorias de plásticos, os termoplásticos que chegam a ser 90% do total consumido e os termofixos. 

Termoplásticos: São amolecidos pelo calor e endurecidos pelo frio, esse processo pode ser realizado várias vezes sem perde as suas propriedades.

Termofixos: Também conhecido como polímeros termorrígidos, são maleáveis no instante de sua fabricação, não sendo possível remodelá-los depois.


     Os termoplásticos mais utilizados são:

     PET:  Polietileno tereftalato;
     PVC:  Cloreto de polivinil;
      PP:  Polipropileno;
    PEBD: Polietileno de baixa densidade;
    PEAD: Polietileno de alta densidade;
       PS:  Poliestireno.

     Para identificar os diversos tipos de plásticos, foi criado um sistema internacional de classificação, através da impressão em alto relevo do código equivalente para cada resina, onde estes símbolos são colocados no próprio produto fabricado.





Símbolo de forma triangular com representação numérica dentro dele :                                                   


1- PET, 2-PEAD, 3-PVC, 4-PEBD, 5-PP, 6-PS,         7-outros.


     A reciclagem de plásticos é realizada da seguinte forma, separam-se os plásticos rígidos, plásticos flexíveis, usa-se o sistema de regranulagem e ensacamento.
     Os funcionários devem fazer uma separação manual para resíduos plásticos rígidos, levando em conta o aspecto visual e o conhecimento de cada tipo de embalagem, a cor da embalagem, processo de moldagem, retirada de resíduos não plásticos.
     Com relação aos plásticos flexíveis, os operários fazem uma separação manual para retirar alguns contaminantes, como fita adesiva, grampos e outras partes metálicas.

     As vantagens que a reciclagem do plástico proporcionam são:
 uma economia de energia e petróleo, redução do volume de lixo que iria ao aterro sanitário, um fator importante que é gerar emprego, redução do preço no produto final.

RECICLADO:


  • Canos e tubos;
  • Copinho de café e água;
  • Embalagem de refrigerante;
  • Embalagem de material de limpeza e higiene;
  • Embalagem de margarina;
  • Recipiente de álcool;
  • Sacos plásticos em geral.

NÃO RECICLADO:

  • Cabo de panela;
  • Tomadas e interruptores;
  • Embalagens de biscoito;
  • Embalagens de macarrão;
  • Embalagens de batata-frita.



Matéria-Prima: Alumínio


     A matéria-prima básica do alumínio é a bauxita(minério de ferro). As latas e os artefatos de alumínio são prensados e posteriormente derretidos para serem transformados em placas, conhecidos por lingotes. para produção das latinhas os lingotes passam pelo processo de laminação, tornando-se chapas de alumínio, que serão usadas na fabricação das novas latas. Já os artefatos de alumínio( fios, panelas, perfis, etc.), transformados em lingotes são vendidos para indústria de transformação, que irão fabricar novos utensílios.

     Sabemos que 1kg de alumínio reciclado equivale a economia de 5kg de bauxita.
     Na reciclagem do alumínio gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para transformar a bauxita em alumínio. Com a reciclagem do alumínio ocorre a diminuição do volume de lixo que iria para o aterro sanitário, prolongando a vida útil do aterro e beneficiando o meio ambiente, a lata de alumínio é 100% reciclável(retornável) não precisando descartar nenhuma parte dela.


RECICLADO:

  • panelas, latas de óleo, leite em pó, refrigerante, cerveja, azeite, aço inox, canecas, clips, grampos e sucatas em geral.


NÃO RECICLADO:

  • basicamente temos as esponjas de aço.





>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>    
     


VOCÊ SABE ONDE FICA ?

(Foto nº 01) Créditos: O Marco Ambiental












Um rio de grande importância ainda com suas margens preservadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário